O LinkedIn é a principal plataforma para profissionais de todo o mundo compartilharem seus conhecimentos e se conectarem com outras pessoas em suas áreas. E com 94% dos profissionais de marketing B2B usando o LinkedIn para distribuir conteúdo, também é um ótimo lugar para mostrar ao mundo o que sua empresa e seus funcionários têm a oferecer.
Criar e compartilhar conteúdo no LinkedIn pode fazer parte da estratégia de marketing digital da sua empresa, mas é importante seguir as práticas recomendadas para obter o máximo retorno sobre o tempo e o esforço que você gasta nesta plataforma. Abaixo estão algumas dicas e truques para você começar.
Dica nº 1: Conheça o Algoritmo do LinkedIn
O objetivo do algoritmo do LinkedIn é fornecer o conteúdo mais relevante para o feed de notícias de cada usuário. O LinkedIn deseja manter o tráfego em seu site e impedir que conteúdo irrelevante ou de baixa qualidade seja exibido nos feeds de notícias.
Por mais que sua empresa tenha um site otimizado para vendas, a política do Linkedin será sempre manter os usuários dentro de sua plataforma de rede social.
Para fazer isso, o algoritmo do LinkedIn analisa cliques, curtidas, comentários e compartilhamentos, e preenche feeds de notícias com conteúdo que parece mais relevante para as ações que um usuário realiza na plataforma. Saber disso pode ajudá-lo a criar e compartilhar conteúdo relevante e útil que estimulará interações como as listadas acima. Você pode usar o LinkedIn como um lugar para posicionar sua empresa como uma fonte de informações e soluções para clientes atuais e potenciais.
Pense em quem você está tentando alcançar ou influenciar no LinkedIn, bem como em seus objetivos de negócios por estar na plataforma em primeiro lugar. Você está tentando coletar leads de vendas? Você deseja aumentar sua influência como um líder inovador em seu setor? Ou você está tentando compartilhar a cultura de sua empresa para ajudar a encontrar novas contratações?
Crie uma estratégia de marketing de conteúdo do LinkedIn em torno do que seu público-alvo acharia mais valioso e publique conteúdo que o ajudará a atingir os objetivos de sua empresa por estar na plataforma.
Dica nº 2: siga as práticas recomendadas para obter a melhor primeira impressão de sua empresa e funcionários
Você contrataria alguém com currículo incompleto? Você faria negócios com uma empresa cuja presença online fosse irregular ou desatualizada? Você leria ou compartilharia conteúdo de um usuário ou empresa do LinkedIn cujo perfil está faltando a maioria de suas peças? A resposta provavelmente é não.
O algoritmo do LinkedIn não apenas analisa o conteúdo que está sendo compartilhado, mas também está compartilhando a fim de determinar o melhor conteúdo para preencher os feeds.
Como parte de sua estratégia de marketing digital, reserve um tempo para realizar uma auditoria de mídia social em sua página de negócios do LinkedIn e torná-la o mais completa possível.
No mínimo, sua página não deve ser sem:
- Imagens
- Logos
- Sua localização
- Informações de Contato
Para ir um passo além:
Adicione um vídeo, se tiver. Caso contrário, considere adicioná-lo à sua estratégia de marketing e conteúdo digital. Afinal, é o meio online de crescimento mais rápido!
Preencha a descrição da sua empresa com palavras-chave específicas. O Google pode visualizar 156 caracteres da página do LinkedIn de sua empresa e incluí-los nos resultados de pesquisa.
Crie um URL personalizado (certifique-se de estar conectado como administrador de sua página para acessar esta opção.)
Você também pode criar uma iniciativa para toda a empresa para ajudar os funcionários a otimizar seus próprios perfis do LinkedIn. Forneça a eles fotos de perfil para criar coesão entre toda a sua equipe no LinkedIn e encoraje-os a adicionar seu histórico profissional e educacional, conjuntos de habilidades, endossos, título de página, URL personalizado e localização geográfica.
Oitenta e cinco por cento dos empregos são preenchidos por redes. E como o LinkedIn é uma plataforma dedicada a profissionais, todos ganham quando os perfis de sua empresa e funcionários no LinkedIn são os mais completos possíveis.
Dica nº 3: crie conteúdo que suas conexões adorem
Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode cumprir a meta do LinkedIn de manter os usuários na plataforma e, ao mesmo tempo, fornecer o conteúdo mais relevante e valioso para seus seguidores:
- Publique atualizações somente de texto que não incluam URLs que direcionam para fora do LinkedIn.
- Use listas com marcadores para separar postagens mais longas.
- Inclua tags e hashtags em suas postagens para aumentar o alcance orgânico para usuários que procuram tópicos específicos.
- Adicione emojis para quebrar o texto e injetar um pouco de diversão em suas postagens (se for apropriado para sua marca).
- Hack: Se você realmente deseja incluir um URL que direcione os usuários para fora do LinkedIn, tente adicioná-lo como o primeiro comentário de sua postagem. Mas tenha cuidado; seu comentário com a URL será empurrado para baixo conforme as conexões deixam seus próprios comentários.
Dica nº 4: use vídeo nativo do LinkedIn
O vídeo é um meio que você deve usar em sua estratégia de marketing digital. Para manter os usuários no site, o LinkedIn possui uma opção de vídeo nativo que permite fazer upload de vídeos diretamente para a plataforma deles, eliminando a necessidade de link para o YouTube ou outro site.
Aproveite isso enviando os vídeos da sua empresa diretamente para o LinkedIn, incluindo aqueles que você já pode ter em outras plataformas como Vimeo ou YouTube. Os vídeos do LinkedIn podem ter até 10 minutos de duração e você pode compartilhar o link diretamente em uma postagem ou até mesmo em outras plataformas de mídia social para direcionar ainda mais o tráfego para o seu perfil do LinkedIn (veja a dica nº 7). Use o bloco de texto para delinear os pontos principais do vídeo para que as conexões saibam do que se trata e sejam incentivadas a assistir.
Algumas dicas avançadas de vídeo: A duração ideal de um vídeo é de cerca de três minutos. É tempo suficiente para ser valioso para os espectadores, mas não tanto que eles percam o interesse. Inclua um arquivo .SRT em seu upload, que adicionará legendas para que até mesmo suas conexões que não podem ouvir o áudio possam assistir ao seu vídeo e saber o que está acontecendo.
Dica 5: Publique artigos na plataforma de blogs do LinkedIn, Pulse
Semelhante à intenção do vídeo nativo do LinkedIn, a plataforma Pulse do LinkedIn visa manter o tráfego no site quando seus usuários estão compartilhando conteúdo de formato longo com suas conexões.
Uma maneira de começar a incorporar o Pulse em sua estratégia de marketing do LinkedIn é usar as postagens do blog da sua empresa e reaproveitá-las como artigos do LinkedIn. Certifique-se de limpar o conteúdo para melhor atender aos interesses do público do LinkedIn que você está alvejando. Depois de publicar o artigo, compartilhe o link em uma postagem usando trechos de seu artigo para atrair seguidores. Em seguida, crie um link para o artigo inteiro para que eles cliquem e leiam.
Isso mantém os usuários no LinkedIn, fornece conteúdo para compartilhar em sua página de negócios e ajuda a direcionar os olhos para o seu conteúdo. Outros tipos de artigos do LinkedIn que você pode publicar podem incluir anúncios de empresas, novas contratações ou a reação de sua empresa às tendências de notícias do setor.
Dica # 6: compartilhe seu conteúdo do LinkedIn no momento ideal e na consistência ideal
Agora você sabe o que postar, quando postar? O tempo é importante no LinkedIn, e um pouco de pesquisa sobre seu público ajuda muito na hora de decidir quando postar seu conteúdo para que ele alcance o máximo de pessoas possível.
Sua estratégia de mídia social não deve apenas incluir o propósito / objetivo de suas postagens e os tópicos que serão de maior valor para o seu público, mas também deve ter o momento ideal em que as postagens devem ser compartilhadas a fim de atingir o maior número de pessoas.
Algumas coisas a serem consideradas ao tentar encontrar o momento ideal para postar são suas buyer personas, os fusos horários em que suas conexões residem e seu setor como um todo. Se você não souber por onde começar, tente trabalhar dentro desses tempos de postagem ideais baseados em dados e personalizá-los para seu público ao longo do tempo:
Os melhores horários para postar: terça, quarta e quinta-feira entre 17h e 18h são considerados os melhores.
Os piores horários para postar: sextas – feiras e qualquer dia entre as 22h e as 6h
Dica nº 7: Promova seu conteúdo do LinkedIn em outras plataformas de mídia social
Obter o máximo de seu conteúdo do LinkedIn inclui adicionar promoção cruzada ao seu calendário de conteúdo. Para cada postagem, vídeo ou artigo que você compartilhar no LinkedIn, tenha um plano para compartilhar o link em suas outras páginas de mídia social.
Essa prática não apenas dá mais atenção às suas postagens, artigos e vídeos que você trabalhou tão arduamente para criar, como também é uma tática que não funcionará contra você porque atende ao objetivo do algoritmo do LinkedIn – que é obter e manter mais tráfego LinkedIn.
Por causa do algoritmo do LinkedIn, isso só funciona de uma maneira. Se você compartilhar um link do Facebook no LinkedIn, o algoritmo penalizará sua postagem e pode não aparecer organicamente em tantos feeds quanto poderia sem o link.
Dica nº 8: seja um participante ativo para aumentar sua voz como um líder inovador em seu setor
A maior parte da mídia social é ser social! Fazer parte das conversas que estão acontecendo em seu setor pode ser usado para construir seu negócio como um líder de pensamento relevante em seu setor.
Para começar, mantenha-se atualizado com as notícias, tendências e pontos problemáticos que seus clientes e o setor enfrentam e use-os como tópicos de discussão para seu conteúdo. Os assuntos de tendência do setor são sempre valiosos, tornando qualquer postagem sobre eles mais atraente e relevante aos olhos do algoritmo do feed de notícias vinculado.
Você pode escolher conectar notícias de tendência ao conteúdo que já criou (abrindo a porta para novo tráfego e olhar para o conteúdo que já existe) ou pode usá-lo como inspiração para criar novos conteúdos.
A defesa dos funcionários também pode ajudar aqui. Incentive sua equipe a encontrar, compartilhar e comentar sobre tópicos em alta no setor. Essa prática não apenas ajuda sua empresa a se tornar um líder inovador em seu setor, mas também é uma oportunidade para seus funcionários compartilharem seus conhecimentos e se tornarem líderes inovadores também em plataformas sociais.
Dica # 9: poste em grupos profissionais do LinkedIn
Esta dica está relacionada à Dica nº 8. Participar de grupos profissionais do LinkedIn o conectará com líderes e grandes nomes (pessoas e empresas) em seu setor e lhe dará a oportunidade de se envolver em uma conversa atenciosa. Você aprenderá muito e terá a oportunidade de compartilhar suas próprias ideias.
Os grupos profissionais são fáceis de encontrar no LinkedIn. Depois de entrar, poste seus artigos e vídeos no grupo para iniciar uma conversa. Certifique-se de compartilhar e comentar outras postagens e artigos para começar a fazer conexões e relacionamentos com profissionais em seu setor.
Dica # 10: crie um programa de engajamento do funcionário e envolva toda a equipe!
Cada um de seus funcionários pode alcançar centenas de pessoas a mais do que sua página de negócios sozinha, por isso é benéfico ter o suporte de sua equipe quando se trata de curtir e compartilhar conteúdo.
O envolvimento do funcionário com a página e as publicações da sua empresa deve ser sempre voluntário. Mas incentivá-los com diretrizes e a gamificação de um programa de engajamento em mídia social é uma ótima maneira de formar equipes, divulgar sua empresa e obter grande alcance orgânico com seu conteúdo. O LinkedIn é uma ótima plataforma para aprender, crescer e se conectar com seu setor e clientes. Estar armado com o conhecimento de como ele funciona como uma plataforma o colocará na melhor posição para ver resultados positivos advindos de seu tempo e esforço gasto em postagens no LinkedIn e agregará o máximo de valor à sua estratégia geral de marketing digital.