• Contato
sexta-feira, 26 fevereiro, 2021
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • Concursos
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo investe em fomento à mandiocultura em Plácido de Castro | Notícias do Acre

07/09/2020
em Acre
Share on FacebookShare on Twitter

O governo do Acre deu partida no programa de fomento ao agronegócio na área de mandiocultura e a primeira ação da iniciativa vai beneficiar a região que compreende Plácido de Castro. Na semana passada, o titular da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), Edivan Maciel, reuniu-se com o prefeito do município, Gedeon Barros, e produtores rurais para debater os devidos encaminhamentos no projeto.

imagem07-09-2020-17-09-33Encontro teve a finalidade de discutir as diretrizes a serem tomadas para a fomentação do agronegócio na região Foto: Cedida.

A reunião teve como foco a discussão das diretrizes a serem tomadas para a fomentação do agronegócio na região, em face à realidade de que Plácido de Castro tornou-se um grande produtor de farinha, o que gerou a necessidade de buscar alternativas técnicas e práticas para ampliação da produção da mandioca.

As perspectivas produtivas priorizam ter a mandioca como produto número um, para que a partir dele se conquiste o sucesso produtivo da farinha e derivados, como goma, tapioca, beiju e tantos outros. Dessa forma, uma linha de ação definida junto com representantes de agroindústrias que participaram do encontro de trabalho foi estabelecer uma ação imediata de incentivo a novos plantios de mandioca.

imagem07-09-2020-17-09-36Perspectivas produtivas priorizam ter a mandioca como produto principal Foto: Cedida.

O secretário Edivan Maciel destacou que a Sepa já tem tratores e implementos agrícolas disponibilizados no município e, portanto, a partir de agora estará prestando assistência técnica para o cultivo. Ações que, segundo o secretário, foram reforçadas com a realização de uma força-tarefa, na última quarta-feira, 3 de setembro, para coleta de amostras de solo para análises com o apoio laboratorial da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “A mecanização será feita em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura”, frisou Maciel.

Coleta de solos

imagem07-09-2020-17-09-40Equipe realizou coleta de amostras de solos das áreas a serem disponibilizadas ao cultivo da mandioca, para posterior envio à Embrapa para fins de análise Foto: Cedida.

O trabalho foi realizado em Plácido de Castro por uma equipe da Divisão de Apoio à Produção Familiar e Indígena da Sepa e técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), com o apoio da cadeia da mandioca e seus derivados.

imagem07-09-2020-17-09-44Secretário Edivan Maciel disse que o Estado prestará assistência técnica para o cultivo Foto: Arquivo.

Consistiu em realizar coleta de amostras de solos das áreas a serem disponibilizadas ao cultivo da mandioca, para posterior envio à Embrapa para fins de análise e posterior recomendação de correção desses solos, com calagem para o plantio de mandioca nas propriedades.

O objetivo é melhorar os sistemas de cultivo, beneficiando inicialmente uma média de 50 produtores e aumentando a oferta de matéria prima para as agroindústrias de farinha e goma no município.

Casas de farinha

Em outra frente de ação, o governo já vem fomentando a cadeia produtiva da mandiocultura, por meio da Secretaria de Produção, com a distribuição de 35 kits de casas de farinhas automatizados, inclusive com duas unidades já instaladas em Plácido de Castro, beneficiando 60 famílias.

imagem07-09-2020-17-09-45Em outra frente de ação, o governo já vem fomentando a cadeia produtiva da mandiocultura Foto: Cedida.

O investimento vem sendo implementado pelo modelo de parceria público-privado comunitário (PPC), selecionando produtores que possuem experiência notória e expertise nessa cadeia de valor para receber o kit automatizado, composto por forno mecanizado, ralador e triturador, prensa manual e descascador industrial.

imagem07-09-2020-17-09-49 Foto: Cedida. imagem07-09-2020-17-09-52 Foto: Cedida. imagem07-09-2020-17-09-53 Foto: Cedida.

 

Fonte: agencia.ac.gov.br/governo-investe-em-fomento-a-mandiocultura-em-placido-de-castro

Rogério Garcia, o empresário do Agronegócio para o Futebol

Rogério Garcia, o empresário do Agronegócio para o Futebol

25/02/2021
BLCK, uma das maiores empresas de bonés do país aquece o mercado mais uma vez

BLCK, uma das maiores empresas de bonés do país aquece o mercado mais uma vez

25/02/2021
Clovis Pinho, quebra barreiras e da show de talento no seu segundo single

Clovis Pinho, quebra barreiras e da show de talento no seu segundo single

25/02/2021
Satélite 100% brasileiro será lançado no próximo domingo

Satélite 100% brasileiro será lançado no próximo domingo

24/02/2021

Siga Folha Nobre no Facebook

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • Concursos
  • Rondônia

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.