sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rede pública oferece tratamento para pessoas com transtornos mentais – Brasília

07/09/2020
in Distrito Federal

Foto: Divulgação/Secretaria de SaúdeOs Centros de Atenção Psicossocial (Caps) podem fazer o acolhimento e avaliação dos casos para um direcionamento na rede de saúde ou inserção no próprio serviço. Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio. O tema é delicado e complexo e está diretamente ligado a transtornos psicológicos passíveis de tratamento. Quem tiver uma crise suicida ou sofrer a perda de alguém por suicídio pode procurar assistência na rede da Secretaria de Saúde, por meio dos atendimentos à Saúde Mental.

Em casos urgentes, indica-se acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF), pelo telefone 192 – que conta com um Núcleo de Saúde Mental –, ou os serviços de emergência: Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e pronto-socorro dos hospitais.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) podem fazer o acolhimento e avaliação dos casos para um direcionamento na rede de saúde ou inserção no próprio serviço. “As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atuam na atenção primária e podem realizar o acolhimento e acompanhamento de casos mais leves, além do encaminhamento aos ambulatórios quando necessário”, explica Fernanda Benquerer Costa, Referência Técnica Distrital (RTD) de Psiquiatria e coordenadora do Comitê Permanente de Prevenção do Suicídio.

Leia também

Prevenção ao suicídio deve começar na infância

Saúde lança plataforma online de prevenção ao suicídio

Secretaria institui o Comitê Permanente de Prevenção do Suicídio

Como cada caso tem uma necessidade diferente, os locais de atendimento indicados também são distintos. Segundo a psiquiatra, o mais importante é que a pessoa busque ajuda, converse com alguém de sua confiança e não fique sozinha com sua dor. “De forma ampla, a prevenção do suicídio envolve trabalho, lazer, acesso à cultura, relacionamentos saudáveis, fortalecimento de vínculos sociais, mesmo em tempos de pandemia. O distanciamento físico necessário não precisa ser também, distanciamento emocional”, afirma Fernanda.

Outra medida recomendada é restringir o acesso a meios potencialmente perigosos, por exemplo, com investimento em construções mais seguras (proteção de lugares altos), restrição de acesso às armas, pesticidas e medicamentos.

Ações

A Secretaria de Saúde aprovou, em agosto de 2019, o Plano Distrital de Prevenção do Suicídio 2020-2023 como política pública. Uma das metas deste Plano era formalizar um Comitê Permanente de Prevenção do Suicídio, o que aconteceu em dezembro de 2019.

Desde então, este Comitê trabalha em oferecer orientações e documentos técnicos, além de capacitações aos servidores da rede, a respeito do tema. Este ano foi aprovada uma Nota Técnica com Orientações sobre o Planejamento de Atividades Relacionadas à Prevenção do Suicídio com recomendações a serviços de saúde, educação, gestores e demais interessados em oferecer atividades de prevenção.

A qualificação dos serviços para oferecer o melhor cuidado possível é uma das preocupações do Comitê.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Plano Distrital de Prevenção do Suicídio saúde Secretaria de Saúde do DF

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/09/06/rede-publica-oferece-tratamento-para-pessoas-com-transtornos-mentais

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.