É preparado pela corporação, um novo concurso PC SE (Polícia Civil de Sergipe) para os cargos de Agente e Escrivão. Porém, déficit seguirá mesmo após as convocações dos aprovados!
Déficit de servidores na PC SE
Recentemente, a Polícia Civil do Estado de Sergipe recebeu um aval que autoriza a realização do novo concurso PC SE. Mas, mesmo que evidente, o próximo edital não será capaz de sanar nem mesmo a metade do déficit de servidores.
E esse quantitativo é tão baixo perto do esperado que irá preencher, somente, 16% dos cargos vagos, se somados as funções de Agente e Escrivão, que são as duas carreiras autorizadas.
Do quantitativo total, o cargo de Escrivão tem uma carência um pouco menor do que o Agente, com 37 cargos vagos. De acordo com a autorização, serão ofertadas 10 vagas para função, restando 27 vacâncias.
Já na carreira de Agente de Polícia, foram autorizadas 50 vagas pelo governo do estado. Entretanto, são 330 cargos vagos na corporação. E, com isso, ainda irão restar 280 cargos a serem providos.
Vale ressaltar, que a portaria autorizativa divulgada no Diário Oficial do Estado de Sergipe não prevê a formação de cadastro de reserva. Mas, isso não impede que a corporação convoque além do número inicial, caso haja uma permissão no futuro e condições orçamentárias.
Mas, essas convocações somente poderão acontecer se houver cadastro de reserva válido, ou seja, candidatos aprovados o suficiente, além disso somente enquanto o certame estiver em validade.
Concurso PC SE procura banca renomada para organização
Mediante a divulgação do aval, a próxima etapa do concurso PC SE será a contratação da banca organizadora. A corporação irá informar posteriormente, uma data para que a empresa seja anunciada oficialmente.
O processo licitatório estava na dependência da publicação do aval oficial, para ser iniciado. Em live realizada nas redes sociais, o servidor e chefe de gabinete da secretaria, Evandro Machado, disse que já havia um esboço da comissão organizadora que irá cuidar desse processo interno.
Ainda foi revelado por Evandro Machado, que a comissão organizadora, geralmente, é composta por representantes da Polícia Civil, da PGE e da SSP, sendo presidida por um servidor da pasta, que irá comandar as principais ações.
Além disso, Machado comentou que a Polícia Civil de Sergipe buscará uma empresa renomada, que tenha transparência, lisura e responsabilidade. Após isso, o chefe de gabinete citou os nomes de duas bancas organizadoras, sendo elas: Cebraspe e IBFC, pois organizaram os últimos certames e tiveram bons retrospectos. E, portanto, certamente estarão na disputa.
A comissão organizadora terá a responsabilidade por reunir e elaborar o projeto básico que servirá para contratar a banca organizadora, bem como auxiliar na preparação e publicação do edital. Quanto ao edital, o documento está previsto para ser publicado no início de 2021, podendo sair antes a depender da agilidade de todos esses processos internos.
A expectativa é que os candidatos sejam avaliados por 09 (nove) etapas no concurso PC SE, sendo elas:
- Prova Objetiva;
- Prova Discursiva;
- Prova de Capacidade Física;
- Exame Psicológico;
- Exame Toxicológico;
- Sindicância da Vida Pregressa;
- Prova Oral;
- Avaliação de Títulos;
- Curso de Instrução e Preparação Técnico-Profissional.
As provas deverão ser realizadas na cidade de Aracaju/SE. A última seleção da corporação ocorreu no ano de 2018, com vagas apenas para o cargo de Delegado, que exige o nível superior em Direito.