domingo, 6 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Larva encontrada em farinha vira o 1º inseto considerado alimento para a UE

15/01/2021
in Mundo
Larva encontrada em farinha vira o 1º inseto considerado alimento para a UE

As larvas da farinha podem em breve entrar nas tigelas de macarrão e nos pratos de jantar da Europa, depois de se tornar o primeiro inseto aprovado na região como alimento humano.

A decisão de quarta-feira da Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) abre caminho para que as larvas amarelas sejam usadas inteiras e secas em curry e outras receitas e como farinha para fazer biscoitos, massas e pão.

Apesar do nome, larvas de farinha são larvas de besouro, e não vermes, e já são usadas na Europa como ingrediente de ração para animais de estimação. Rico em proteína, gordura e fibra, eles provavelmente serão os primeiros de muitos insetos a aparecer nas placas europeias nos próximos anos, disse o químico e cientista alimentar da EFSA, Ermolaos Ververis, à Reuters.

Sob sua supervisão, larvas de farinha foram os primeiros insetos que a agência da UE avaliou sob um regulamento de “alimento novo” que entrou em vigor em 2018, desencadeando uma enxurrada de aplicações semelhantes.

“Há um grande interesse da comunidade científica e também da indústria de alimentos no setor de insetos comestíveis”, afirmou.

Pessoas em grande parte do mundo – incluindo partes da África, Austrália e Nova Zelândia – já gostam de comer barras de insetos, hambúrgueres de grilo e outros alimentos à base de comida.

Assim que a Comissão Europeia ratificar o endosso do ESFA, a Europa irá juntar-se a eles.

Alguns sociólogos, no entanto, acreditam que as barreiras psicológicas particularmente fortes na Europa significam que levará algum tempo até que os vermes amarelos comecem a voar das prateleiras dos supermercados europeus.

“Existem razões cognitivas derivadas de nossas experiências sociais e culturais – o chamado ‘fator eca’ – que tornam a idéia de comer insetos repelente para muitos europeus”, disse Giovanni Sogari, pesquisador social e de consumo da Universidade de Parma em Itália. “Com o tempo e a exposição, essas atitudes podem mudar.”

A EFSA disse que recebeu 156 pedidos de avaliações de segurança de “novos alimentos” desde 2018, cobrindo tudo, desde alimentos derivados de algas a uma variedade de espécies de insetos.


Fonte:CNN Brasil

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.