domingo, 6 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo de Rondônia defende formação antecipada de médicos para atuar na linha de frente contra o coronavírus

29/01/2021
in Destaque
Governo de Rondônia defende formação antecipada de médicos para atuar na linha de frente contra o coronavírus

A falta de médicos para combater o coronavírus fez com que o Governo de Rondônia atuasse energicamente na contratação destes profissionais, visando ampliar o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) à população. Prova disso, é a abertura de mais um Chamamento Público, que totaliza 60 editais abertos para a contratação emergencial de médicos, além do convênio firmado com a direção do Hospital de Amor Amazônia em Porto Velho.

Diante do atual cenário pandêmico, nesta quinta-feira (28), o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha defendeu, durante entrevista à uma emissora de televisão local, o posicionamento do Ministério Público Federal (MPF), que solicitou a antecipação da formatura de acadêmicos de Medicina de Rondônia, para que possam atuar na linha de frente no combate à Covid-19. 

A entrevista aconteceu exatamente no dia em que o Estado atingiu a marca de 100 mil pacientes recuperados da doença. O chefe do Poder Executivo agradeceu ao MPF explicando que os estudantes já são médicos e que de acordo com seu entendimento, já passaram por todas as fases do curso. O governador comentou ainda, que o ingresso dos acadêmicos de Medicina na Rede Pública Estadual de Saúde vai dar celeridade ao atendimento dos pacientes com Covid-19, proporcionando a recuperação dos doentes.

O salário dos profissionais médicos foi outro assunto abordado durante a entrevista, que no último processo de chamamento público emergencial apontava o valor de R$ 17 mil para uma carga-horária que pode ser duplicada, dobrando consequentemente o valor pago ao profissional. “Este é um salário que poderá ajudar, e muito, esses novos médicos”, pontou o governador.

Sobre a reativação do Hospital de Campanha na zona Leste da Capital (antigo Cero), Marcos Rocha explicou que ao final da primeira onda da Covid-19, o número de casos caiu e a unidade hospitalar ficou sem atividade, causando uma série de questionamentos de órgãos de fiscalização sobre a continuidade do funcionamento. “A decisão de fechar e dispensar os médicos aconteceu em face aos questionamentos dos órgãos de controle. Quando o número de casos voltou a subir, o Cero foi reaberto, mas não foi possível recontratar os médicos, até então lotados na unidade, porque tinham viajado para outras regiões do País em busca de especialização e de trabalho”, justificou.

Atuante e preocupado com a saúde dos rondonienses, Marcos Rocha e sua equipe, não param. Ações inteligentes e estratégicas, como: editais, contratos, contratação emergencial, chamamento público, projeto de Lei, transferência de paciente e ,agora, mais uma empreitada para evitar que o vírus devaste mais famílias deste rincão, a antecipação de formatura. Está é mais uma diligência que traz a esperança de colocar no mercado de trabalho, o mais rápido possível, médicos recém-graduados e habilitados ao labor, tão necessário neste momento.

Fonte: Secom

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.