A troca de um patrocínio é algo que costuma chamar a atenção nas camisas de futebol, especialmente para os torcedores que colecionam réplicas e gostam de admirar um kit de jogo bonito. Muito além disso, porém, times de futebol, seus mantos e até mesmo seus estádio se tornaram um alvo publicitário prioritário de diversas empresas.
Um setor que está especialmente interessado nesses espaços publicitários – afinal, o que para um torcedor é uma roupa ou para uma empresa é um espaço a ser preenchido com seu logotipo e batizado com seu nome.
E de todos os setores, um dos que mais cresce em termos de investimento, tanto no Brasil quanto no exterior, é o iGaming – expressão que engloba uma série de serviços, mas com alguns pontos em comum: são quase sempre apostas, embora apareçam em suas mais variadas formas.
O iGaming é um nome que engloba, por exemplo, cassinos online, casas de apostas esportivas e até mesmo plataformas de trade. Cada vez mais pessoas estão cientes disso, e cada vez mais, não à toa, se inserem nesses nichos – e a presença publicitária das marcas do setor no mundo do futebol é, definitivamente, um fator a ser inserido na conta que resultou nisso.
Força consolidada no exterior
Por uma questão tanto jurídica quanto cultural, as apostas como conceito sempre tiveram mais força no exterior do que no Brasil. Citando especificamente Europa e Ásia (embora nem todos países, naturalmente), as apostas esportivas são não apenas legalizadas, como parte dos costumes.
Não demorou muito para surgirem grandes empresas de iGaming por lá (a Europa é o maior celeiro do mundo nesse ramo), e estas logos entenderam que o foco do seu marketing deveria ser nenhum outro produto, mas aquele mesmo que elas ofereciam em seus sites e casas físicas: os esportes.
Foi dessa forma que camisas de grandes clubes e até mesmo seus estádios passaram a receber nomes de marcas do segmento. O primeiro exemplo é o do Stoke City, que joga no bet65 Stadium, na cidade de Stoke-on-Trent, lar de ambos clube e empresa, e também estampa a marca da companhia de apostas na sua camisa desde 2012.
Ainda falando na Inglaterra, uma marca importante é a Betway, cujo nome está num dos clubes mais importantes de Londres e do país, o West Ham United. Você pode ler um Review Betway para conhecer mais sobre essa empresa de apostas, cujo grande foco, porém, é a Espanha, onde patrocina Levante, Real Betis, Levante, Espanyol e Leganés.
Essas casas são algumas das representantes europeias. As nações asiáticas, porém, também estão a todo vapor no patrocínio de times de futebol, especialmente na Inglaterra. Só na Premier League, por exemplo, temos W88 (Wolverhampton), Fun88 (Newcastle), LoveBet (Burnley) e várias outras.
Novidades no Brasil
O Brasil passou muitos anos excluído do mercado de apostas online e iGaming como um todo porque a legislação do país era (e ainda é) um tanto obscura em relação à permissividade e regulamentação de apostas e jogos de azar em geral.
O que aconteceu, na verdade, é que as casas de apostas começaram a perceber o interesse dos brasileiros em apostas esportivas crescer ao longo dos anos. Soma-se isso ao fato de ser um país cuja população é, via de regra, apaixonada por futebol, e foi como somar dois mais dois. Investir no país se mostrava não apenas uma boa ideia; era uma tática óbvia.
Foi assim que não apenas novas casas de apostas começaram a dar as caras para o público brasileiro, com sites especializados e investimento nos chamados embaixadores da marca (garotos-propaganda) entre grandes estrelas dos esportes. Cristiane, Rivaldo, Douglas Costa são apenas alguns desses nomes.
Não demorou muito para competições nas quais os brasileiros jogam se tornarem algo publicitário também. Depois de passar por vários patrocinadores majors, a Libertadores se estabilizou por alguns anos com a Betfair, por exemplo.
Em termos de patrocínio nas camisas, porém, as coisas ainda estão um pouco devagar. O único time cujo patrocinador principal da camisa é um site de apostas é o Atlético-MG, que tem parceria com a Betano (site internacional de iGaming).Outro nome importante é o Flamengo – patrocinado pelo Banco de Brasília -, mas que tem acordo com a Sportsbet.io (mesma que patrocina os ingleses Arsenal, Southampton e Watford). A Galera Bet chegou a patrocinar o Sport por um tempo, mas já saiu. O Ceará tem parceria com a Betsul, mas não exibe o nome como patrocinador major.