O novo campeão carioca, não é tão novo assim! Já que se trata do mesmo dos dois últimos anos. Em menos de três meses de ter conquistado o título da Série A do Brasileirão 2020, bem como ter levantado a taça da Supercopa do Brasil, há 35 dias. O Flamengo é campeão mais uma vez, e conquista pela sexta vez o tricampeonato carioca.
A conquista veio após a vitória sobre o Fluminense na decisão, pelo placar de 3 a 1, já que no jogo de ida houve empate por 1 a 1. O resultado ainda dá ao Flamengo, pela sexta vez, um tricampeonato consecutivo no estadual.
Foi o 37º troféu do time na competição, o terceiro consecutivo. É também o terceiro título de expressão obtido por Rogério Ceni no comando do elenco rubro-negro. Ele levou a equipe a erguer a Taça Guanabara desta temporada, mas este é o nome do primeiro turno do estadual.
O Flamengo também aumenta cada vez mais o número de títulos cariocas conquistados, com 37 o time da Gávea é o primeiro, seguido pelo próprio tricolor com 31 títulos.
O Fluminense entrou em campo para reclamar da arbitragem de Bruno Arleu de Araújo. Queixou-se de pênaltis não marcados, de cartões não mostrados, de faltas sofridas não dadas, de faltas feitas assinaladas. Quem jogou, foi o Flamengo. Não por acaso, chegou ao intervalo vencendo.
O nome da partida mais uma vez foi o atacante rubro negro Gabriel Barbosa, o Gabigol. O atacante já tinha balançado as redes no primeiro confronto da final e aumentou a conta com dois gols do confronto que sagrou o Mengão com campeão.
O Fluminense chegou a descontar com o atacante Fred, marcando de pênalti, o que reacendeu a equipe tricolor no jogo. Por 15 minutos, o Fluzão foi para cima do Flamengo buscando empatar a partida. Contudo, no momento em que a equipe das laranjeiras encontrava-se melhor na partida, em um contra-ataque puxado por Pedro, o rubro negro chega ao terceiro gol, matando a partido.
O gol que decretou a vitória e, consequentemente, o título. Saiu dos pés de um garoto da base, crio do próprio flamengo, e que vem ganhando cada vez mais espaço na equipe principal. O volante João Gomes marcou o seu primeiro gol como profissional e não poderia esperar uma forma melhor, pois o gol selou a conquista aos 42 minutos do segundo tempo.