segunda-feira, 30 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Retorno das aulas presenciais em Rondônia é tema de reunião entre TCE, MPC, MP, Agevisa e representantes dos profissionais da educação

06/08/2021
in Destaque
Retorno das aulas presenciais em Rondônia é tema de reunião entre TCE, MPC, MP, Agevisa e representantes dos profissionais da educação

Foi realizada nessa quarta-feira (4/8), na sede do Tribunal de Contas (TCE-RO), reunião envolvendo representantes de órgãos de controle, do Governo do Estado e de entidades que congregam profissionais da educação, a fim de debater, primordialmente, o retorno seguro das aulas presenciais em Rondônia. 
Além do TCE-RO e do Ministério Público de Contas (MPC-RO), participaram do evento representantes do Ministério Público estadual (MP-RO), da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sintero), do Sindicato dos Professores (Sinprof) e da Central Única dos Trabalhadores de Rondônia (CUT-RO). 
Na oportunidade, foi destacada a oportunidade do debate, assim como motivos e preocupação em relação ao retorno dos profissionais da educação às salas de aula, defendendo a continuidade da oferta do ensino remoto aos estudantes.
Abordaram também a estrutura física das escolas visando cumprir os protocolos de biossegurança, solicitando informações quanto à aplicação da 2ª dose das vacinas contra Covid (Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech), no período de intervalo mínimo previsto, priorizando a referida antecipação aos trabalhadores da Educação que já tenham sido imunizados com a 1ª dose das referidas vacinas.A questão – objeto de nota técnica da Agevisa – foi explicada pela representante da Vigilância Sanitária Estadual, com fundamento na previsão em bula médica, ou seja, a aplicação da 2ª dose dos imunizantes, especificamente para os profissionais da Educação, respeitando-se os intervalos mínimos de 4 semanas para a Astrazeneca e 3 semanas para a Pfizer. 
CONDIÇÕES FAVORÁVEIS
Os representantes dos órgãos de controle, em suas manifestações, mantiveram a defesa do retorno presencial das aulas em Rondônia, fundamentados principalmente no posicionamento e autorização da própria autoridade sanitária.
Falaram ainda de pontos considerados positivos no combate à pandemia, como o avanço da vacinação em todos os municípios rondoniense, com grande abrangência da 1ª dose e disponibilização da 2ª dose para a população.
Destacaram ainda as danosas consequências da interrupção prolongada das atividades presenciais nas escolas, incluindo retrocessos em termos de aprendizado dos alunos, assim como o abandono e a evasão escolar. A retomada, segundo os órgãos de controle, deve ser feita com todas as cautelas e os necessários cuidados sanitários. 
Foi citada ainda a possibilidade de realização, pelas comissões estaduais e municipais multidisciplinares (com a participação dos sindicatos), de aferição escola por escola, a fim de verificar quais as que estão aptas ao retorno, as que apresentam problemas e as impróprias.

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.