Por que Salomão escreveu Provérbios? Ele queria que você tivesse os benefícios de sua sabedoria excepcional, experimentos fantásticos e observações perspicazes quanto ao propósito e lucro do homem. Ele queria dar sabedoria, instrução e compreensão a você.
Que presente maravilhoso! Davi disse que a Escritura era mais doce do que o mel e mais preciosa do que muito ouro fino ( Sal 19:10 ). Jó o considerou mais importante do que seu alimento necessário ( Jó 23:12 ). Você está muito agradecido, bom leitor? O rei mais sábio de todos os tempos, em perfeita cooperação com o Rei dos reis, deseja ensinar-lhe em particular a sabedoria da vida!
Deus deu a Salomão mais sabedoria e entendimento do que qualquer outro homem ( IRs 3: 9-12 ). E Deus deu a ele a oportunidade de experimentar coisas diferentes mais do que qualquer outro homem, pois ele era extremamente inteligente, rico, poderoso, atraente e tinha um reinado pacífico, permitindo-lhe grande liberdade para testar e observar. Ele escreveu o livro de Provérbios para compartilhar sua sabedoria e observações em palavras curtas e vigorosas para o seu lucro.
Salomão escreveu para compartilhar sua grande sabedoria e experiências sociais com seu filho e nação ( Ec 12: 9-12 ). O livro de Eclesiastes, uma filosofia de vida extraída de sua situação extraordinária por inspiração, descreve suas experiências sociais e observações sobre o propósito da vida do homem. Ele deu algumas de suas respostas sábias lá, mas ele ensinou principalmente ao povo, e indiretamente a você, por meio de seus muitos provérbios.
Salomão esperava ajudar seu filho e sua nação a evitar a tolice na vida e escolher o caminho do temor do Senhor e da sabedoria. Ele esperava fornecer a instrução e a compreensão que os homens sábios pudessem usar para viver uma vida mais agradável e próspera a Deus. Ele queria salvá-los das armadilhas e armadilhas da loucura e do pecado.
Os termos deste provérbio se sobrepõem e não devem ser isolados uns dos outros, mas você pode considerar quaisquer nuanças de seus significados que sejam exclusivas a eles. O valor da repetição de palavras semelhantes é enfatizar a qualidade e a quantidade da coisa descrita ( Pv 1: 1-6 ). Em outras palavras, esses provérbios são um pacote repleto de todos os aspectos de aprendizado valioso que um homem poderia desejar.
Ele deseja que você conheça a sabedoria, que é o poder do julgamento correto. A sabedoria sabe o que fazer em qualquer situação. Ele conhece o uso correto dos melhores meios para os melhores fins. Sabe escolher o bem e recusar o mal, e as razões para o fazer ( Is 7: 15-16 ). Ele lhe dirá mais tarde que a sabedoria é a coisa principal e você deve tê-la ( Pv 4: 7 ).
Ele deseja que você conheça a instrução, que é o ensino da sabedoria, do conhecimento e da compreensão. Ele será o professor; você será o aluno. Que privilégio abençoado! Instrução é a disciplina de ensino de educação e treinamento ( Sl 32: 8 ; Is 28:26 ). Sem o livro de Provérbios, quem o instruiria a ter uma vida bem-sucedida?
Ele quer que você perceba a compreensão, que é o poder do discernimento preciso ( IRs 3: 9 , 11 ). Um homem com entendimento compreende e apreende uma situação, ou informação, para identificar adequadamente suas características principais e chegar ao conhecimento correto de suas dificuldades, implicações e consequências. É distinguir o certo do errado, a verdade do erro, a luz das trevas, a integridade da fraude e assim por diante. É perceber e aprovar as coisas excelentes ( Fp 1: 9-11 ).
Embora você não tenha ido muito longe na instrução de sabedoria e compreensão neste pequeno provérbio, você pode pular para a lição fundamental mais importante. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do santo é o entendimento ( Pv 1: 7 ; 9:10 ). Caro leitor, você teme o Senhor hoje? Você treme diante do santo e terrível Deus da Bíblia e busca de todo o coração obedecê-Lo e agradá-Lo? Não há aprendizado, sabedoria ou compreensão sem o temor do Senhor.
Se essa base estiver no lugar, a próxima coisa a fazer é aplicar-se a esses provérbios. O Pregador Salomão irá ensiná-lo, mas o aprendizado requer um aluno ansioso, expectante, focado, buscando e orando. Você está pronto para considerar e absorver cada provérbio com o mesmo desejo e intensidade que exerceria para descobrir tesouros escondidos ( Pv 2: 4 )? Os homens que realmente desejam sabedoria se dedicarão a esse grande objetivo ( Pv 18: 1 ).
A fonte final de sabedoria e compreensão é aquela ensinada pelo Espírito Santo por meio do poder do Senhor Jesus Cristo ( Colossenses 1: 9-11 ). Todos os tesouros de sabedoria e conhecimento são encontrados em Cristo Jesus ( Colossenses 2: 3 ), então você pode alegremente saber que encontrou Aquele que é maior do que Salomão ( Mt 12:42 ). Bendito seja o nome do Senhor!