sábado, 5 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 1:2 – Para conhecer sabedoria e instrução; perceber as palavras de compreensão;

23/08/2021
in Estudos de Provérbios

Por que Salomão escreveu Provérbios? Ele queria que você tivesse os benefícios de sua sabedoria excepcional, experimentos fantásticos e observações perspicazes quanto ao propósito e lucro do homem. Ele queria dar sabedoria, instrução e compreensão a você.

Que presente maravilhoso! Davi disse que a Escritura era mais doce do que o mel e mais preciosa do que muito ouro fino ( Sal 19:10 ). Jó o considerou mais importante do que seu alimento necessário ( Jó 23:12 ). Você está muito agradecido, bom leitor? O rei mais sábio de todos os tempos, em perfeita cooperação com o Rei dos reis, deseja ensinar-lhe em particular a sabedoria da vida!

Deus deu a Salomão mais sabedoria e entendimento do que qualquer outro homem ( IRs 3: 9-12 ). E Deus deu a ele a oportunidade de experimentar coisas diferentes mais do que qualquer outro homem, pois ele era extremamente inteligente, rico, poderoso, atraente e tinha um reinado pacífico, permitindo-lhe grande liberdade para testar e observar. Ele escreveu o livro de Provérbios para compartilhar sua sabedoria e observações em palavras curtas e vigorosas para o seu lucro.

Salomão escreveu para compartilhar sua grande sabedoria e experiências sociais com seu filho e nação ( Ec 12: 9-12 ). O livro de Eclesiastes, uma filosofia de vida extraída de sua situação extraordinária por inspiração, descreve suas experiências sociais e observações sobre o propósito da vida do homem. Ele deu algumas de suas respostas sábias lá, mas ele ensinou principalmente ao povo, e indiretamente a você, por meio de seus muitos provérbios.

Salomão esperava ajudar seu filho e sua nação a evitar a tolice na vida e escolher o caminho do temor do Senhor e da sabedoria. Ele esperava fornecer a instrução e a compreensão que os homens sábios pudessem usar para viver uma vida mais agradável e próspera a Deus. Ele queria salvá-los das armadilhas e armadilhas da loucura e do pecado.

Os termos deste provérbio se sobrepõem e não devem ser isolados uns dos outros, mas você pode considerar quaisquer nuanças de seus significados que sejam exclusivas a eles. O valor da repetição de palavras semelhantes é enfatizar a qualidade e a quantidade da coisa descrita ( Pv 1: 1-6 ). Em outras palavras, esses provérbios são um pacote repleto de todos os aspectos de aprendizado valioso que um homem poderia desejar.

Ele deseja que você conheça a sabedoria, que é o poder do julgamento correto. A sabedoria sabe o que fazer em qualquer situação. Ele conhece o uso correto dos melhores meios para os melhores fins. Sabe escolher o bem e recusar o mal, e as razões para o fazer ( Is 7: 15-16 ). Ele lhe dirá mais tarde que a sabedoria é a coisa principal e você deve tê-la ( Pv 4: 7 ).

Ele deseja que você conheça a instrução, que é o ensino da sabedoria, do conhecimento e da compreensão. Ele será o professor; você será o aluno. Que privilégio abençoado! Instrução é a disciplina de ensino de educação e treinamento ( Sl 32: 8 ; Is 28:26 ). Sem o livro de Provérbios, quem o instruiria a ter uma vida bem-sucedida?

Ele quer que você perceba a compreensão, que é o poder do discernimento preciso ( IRs 3: 9 , 11 ). Um homem com entendimento compreende e apreende uma situação, ou informação, para identificar adequadamente suas características principais e chegar ao conhecimento correto de suas dificuldades, implicações e consequências. É distinguir o certo do errado, a verdade do erro, a luz das trevas, a integridade da fraude e assim por diante. É perceber e aprovar as coisas excelentes ( Fp 1: 9-11 ).

Embora você não tenha ido muito longe na instrução de sabedoria e compreensão neste pequeno provérbio, você pode pular para a lição fundamental mais importante. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do santo é o entendimento ( Pv 1: 7 ; 9:10 ). Caro leitor, você teme o Senhor hoje? Você treme diante do santo e terrível Deus da Bíblia e busca de todo o coração obedecê-Lo e agradá-Lo? Não há aprendizado, sabedoria ou compreensão sem o temor do Senhor.

Se essa base estiver no lugar, a próxima coisa a fazer é aplicar-se a esses provérbios. O Pregador Salomão irá ensiná-lo, mas o aprendizado requer um aluno ansioso, expectante, focado, buscando e orando. Você está pronto para considerar e absorver cada provérbio com o mesmo desejo e intensidade que exerceria para descobrir tesouros escondidos ( Pv 2: 4 )? Os homens que realmente desejam sabedoria se dedicarão a esse grande objetivo ( Pv 18: 1 ).

A fonte final de sabedoria e compreensão é aquela ensinada pelo Espírito Santo por meio do poder do Senhor Jesus Cristo ( Colossenses 1: 9-11 ). Todos os tesouros de sabedoria e conhecimento são encontrados em Cristo Jesus ( Colossenses 2: 3 ), então você pode alegremente saber que encontrou Aquele que é maior do que Salomão ( Mt 12:42 ). Bendito seja o nome do Senhor!

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.