sexta-feira, 11 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Mais de 20% das alunas de 13 a 17 anos já sofreram agressão sexual em Rondônia, diz IBGE

14/09/2021
in Rondônia
Mais de 20% das alunas de 13 a 17 anos já sofreram agressão sexual em Rondônia, diz IBGE

Pelo menos uma em cada cinco meninas estudantes, com idades entre 13 e 17 anos, já sofreram algum tipo de agressão sexual em Rondônia, como serem: tocadas, manipuladas ou beijadas contra a própria vontade, ou tiveram partes do corpo expostas sem autorização. Entre os meninos na mesma faixa etária, a taxa é de 9,2%.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão distribuiu questionários a jovens do 7º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio, com garantia de anonimato nas respostas.

Em mais de um quarto dos casos, a agressão foi causada por namorados, ex-namorados ou ficantes. Em pelo menos 9% das situações os agressores eram pais, mães, padrastos ou madrastas:

Identificação do agressor

Agressor%
Namorados(as), ex-namorados(as) ou ficantes25,2%
Familiares que não pai/mãe/padrasto/madrasta20,5%
Amigos(as)19,1%
Desconhecidos(as)18,2%
Pais, mães, padrastos ou madrastas9,6%
Outros7,4%

Fonte: IBGE

A pesquisa também apontou que quase 7% dos estudantes já foram ameaçados, intimidados ou obrigados a ter relações sexuais – ou qualquer ato sexual – contra a sua vontade. Cerca de 9,5% das meninas viveram essa situação, assim como 3,7% dos meninos.

Falta de segurança

A pesquisa investigou que em Rondônia cerca 10,6% dos estudantes faltaram às aulas por falta de segurança no caminho entre a casa e a escola. A taxa do estado está entre as seis menores do país e é a menor da Região Norte.

Também foi apurado que pelo menos 13,6% dos meninos e 6,3% das meninas com idades entre 13 e 17 anos se envolveram em lutas físicas nos 30 dias anteriores à pesquisa. Entre esses adolescentes, 2,6% se envolveram em brigas nas quais alguma pessoa usou uma arma de fogo e 4,5% em brigas nas quais alguma pessoa usou uma arma branca.

Ainda sobre a segurança dos adolescentes, pelos 16,8% informaram ter sofrido um acidentes ou agressão nos 12 meses anteriores à pesquisa. Destes:

  • 26,8% sofreram acidente de transporte,
  • 22,8% sofreram queda acidental,
  • 16% machucaram-se em consequência de exercício físico ou esporte,
  • 13,9% feriram-se devido à agressão ou briga,
  • 5,1% machucaram-se de propósito e
  • 14,3% relataram outras causas.
  • Fonte: G1

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.