quarta-feira, 2 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Mais de 140 balanças do comércio de Ariquemes passam por verificação

18/10/2021
in Notícias
Mais de 140 balanças do comércio de Ariquemes passam por verificação

O Governo de Rondônia, por meio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), realizou, no período de 11 a 15 de outubro, fiscalização de balanças utilizadas pelo comércio em Ariquemes. Ao todo, foram verificadas 144 balanças comerciais e outras duas de média capacidade, com apenas uma reprovação.

A ação tem o objetivo de demonstrar a importância da presença do Ipem na preservação da livre concorrência, do comércio justo e na proteção dos direitos do consumidor. “Nossa intenção é de garantir uma concorrência justa entre os estabelecimentos para que possam comercializar o que está realmente inserido nas embalagens de cada produto, seguindo as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Desta forma, atender o determinado pelo governador Marcos Rocha, ‘proteger nossa população’”, destacou Aziz Rahal Neto, presidente o Ipem.

Toda a balança precisa conter o selo indicando a última verificação e sua validade, que é de um ano. Além disso, é necessário selo de lacre e placa de patrimônio do Inmetro. “Toda balança utilizada para transações comerciais deve, obrigatoriamente, ser de modelo também aprovado pelo Inmetro, e ser verificada periodicamente pelo Ipem. Para venda ao consumidor, a balança precisa estar em local iluminado, em plataforma sólida, nivelada, sem calço e obrigatoriamente zerada”, frisou o metrologista Igor Argento.

A balança sem modelo aprovado pelo Inmetro prejudica o proprietário, o consumidor e a indústria nacional. Quando não atende aos requisitos mínimos de qualidade estabelecidos pelo Inmetro, o proprietário vai ser prejudicado com um instrumento sem garantia e com baixa qualidade, e o consumidor com possíveis erros provocados por esse tipo de equipamento, assim como a indústria, por não conseguir concorrer em preço contra um instrumento que não atende requisitos de qualidade, garantia e durabilidade.

O consumidor pode ser um agente ativo nas ações conjuntas com o Ipem, denunciando, as suspeitas ou confirmações de alguma irregularidade em produtos e/ou mercadorias pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 647 7277.


Fonte:SECOM/RO

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.