terça-feira, 15 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Modernização da Agricultura na Amazônia

13/11/2021
in Destaque

Pesquisas feitas pela McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial americana, aponta os agricultores brasileiros como um dos maiores consumidores de tecnologia, 71% dos agricultores pesquisados usam canais digitais diariamente para questões relacionadas à fazenda, além da busca de informações, com 97% dos agricultores das novas fronteiras, liderando essa tendência.

Além dos vastos recursos naturais existentes no território brasileiro, como água em abundância, solos e climas favoráveis, existe um forte investimento em pesquisa e tecnologia dentro do campo que alcança cada vez mais  produtores e áreas rurais extremas. Os agricultores brasileiros estão conectados digitalmente e 85% usam o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp diariamente para fins relacionados à agricultura, mesmo no grupo com menor alfabetização.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil já é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos, e o segundo maior exportador global, depois dos norte-americanos. A disponibilização de crédito e o incentivo ao produtor rural é um dos fatores que influenciam esse crescimento. O agente de desenvolvimento regional  Banco da Amazônia  aplicou R$ 11 bilhões com recursos de fomento somente em 2020 em toda Região Norte, ano de pandemia da COVID-19. Somente com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) foram mais de R$ 10,48 bi em contratações.

Com o objetivo de alcançar o maior número de produtores e agilizar a concessão de crédito, o Banco da Amazônia está passando por um processo de modernização com a implantação gradativa de sistemas digitais como o BASA Digital, uma solução composta por aplicativo e portal web, lançado em 2020. Essas mudanças trazem agilidade, de modo que o processo ocorre de forma rápida, desde a origem do cadastro até a emissão de cédula para liberação dos valores financiados, reduzindo o tempo de contratação de meses para estimados dois dias e utilizando a interferência mínima das agências.

Com o Basa Digital, o Banco visa encurtar distâncias e aproximar a instituição do produtor. “Queremos alcançar o maior número de produtores atendidos e acreditamos que os sistemas digitais podem ser um grande aliado para que isso aconteça já que os produtores estão cada vez mais conectados com o mundo digital”, afirmou o superintendente regional do Banco da Amazônia em Rondônia, Diego Brito Campos.

 A plataforma se encontra em produção com a disponibilização da linha Pronaf B, já disponibilizada nos estados do Pará, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima e conta com mais de 16 empresas parceiras com acesso habilitado ao serviço. Até o final de 2020, foram cadastrados na plataforma, aproximadamente, 650 clientes, 300 técnicos agrícolas habilitados e cerca de 290 propostas aprovadas de forma automática. Em 2021, houve a entrada das seguintes linhas de crédito no BASA Digital: PRONAF Custeio, PRONAF Mais Alimentos.

A implantação do Basa Digital vem sendo feita de forma gradativa  no estado de Rondônia e iniciada em quatro agências no estado: Ariquemes, Rolim de Moura, Cacoal e Pimenta Bueno e no início de  outubro disparamos para todo estado. 

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.