Ofertar Saúde de melhor qualidade à população tem sido ação prioritária do governo do Acre. No Vale do Juruá, o Departamento de Ensino e Pesquisa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizou, durante os dias 6 e 7 de junho, oficina com os profissionais do setor para implantar a Comissão de Integração Ensino-Serviço (Cies) e o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino Saúde (Coapes). Instituições de ensino e de Saúde da regional participaram dos encontros, realizados no auditório da Faculdade de Medicina de Cruzeiro do Sul, o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC).
O fortalecimento da educação permanente e continuada em saúde preconiza ações intersetoriais.
A Cies, como explica a coordenadora estadual Mirtes Ribeiro, é uma comissão voltada para formular, conduzir e desenvolver políticas voltadas à saúde. “Estamos nos organizando e quem ganha é o povo. É um fortalecimento entre a comissão e a comunidade”, esclarece.

A oferta de campo de prática para estudantes de Medicina é outro fruto da política permanente e continuada, com a criação do Coapes, que é o contrato pactuado entre gestores de saúde do Estado e municípios para facilitar a prática de estágio a estudantes do curso da região.
Catiana Rodrigues, coordenadora regional da Sesacre, resume como avanços os benefícios que o governo vem ofertando aos serviços de saúde.

O próximo passo será formalizar a minuta da formação junto à Sesacre.