terça-feira, 13 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Estado abrirá sindicância para apurar casos de crianças vítimas de síndromes respiratórias

17/06/2022
in Acre
Acre – Estado abrirá sindicância para apurar casos de crianças vítimas de síndromes respiratórias

Nesta sexta-feira, 17, o governo do Estado do Acre confirmou a abertura de uma sindicância para apurar e tomar as devidas providências administrativas referentes às crianças vítimas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). De acordo com a secretária de Saúde, Paula Mariano, a investigação deve ser concluída no início de julho.

“Essa é uma determinação do governador Gladson Cameli e vamos tratar essa sindicância com muito rigor. Se realmente for comprovada alguma irregularidade, o Estado pedirá a punição de quem foi omisso. Este é um momento de dor, respeitamos muito a memória de cada criança e nos solidarizamos com os familiares, que merecem respostas sobre o que realmente aconteceu”, enfatizou.

Secretária Paula Mariano, da Saúde, confirmou a abertura de sindicância para apurar crianças vítimas de síndromes respiratórias. Foto: Diego Gurgel/Secom

De acordo com Deiviane Medeiros, diretora técnica do Pronto-Socorro de Rio Branco, todas as crianças foram devidamente atendidas e medicadas enquanto estiveram sob os cuidados dos profissionais do maior hospital de urgência e emergência do Acre. A gestora descartou, ainda, a falta de unidades de terapia intensiva (UTIs) como a principal possibilidade de causa dos óbitos registrados nos últimos dias.

“Todas as crianças foram atendidas por médicos intensivistas e pediatras no Pronto-Socorro. Em nenhum momento faltaram UTIs. Nossos documentos estão à disposição do Ministério Público para que faça análise e siga com os devidos procedimentos”, argumentou.

Durante a entrevista coletiva, foram apresentados documentos clínicos oficiais sobre os procedimentos que as crianças foram submetidas enquanto estiveram sob os cuidados dos profissionais do maior hospital de urgência e emergência do estado. Em respeito ao Código de Ética Médica, as informações técnicas não foram repassadas à imprensa, mas estão disponíveis aos familiares e Ministério Público.

A secretária de Saúde esclareceu também sobre a falta de medicamentos nas unidades hospitalares. Segundo a gestora, a indústria farmacêutica brasileira enfrenta uma crise de produção por falta de matéria-prima, mas que o Estado se esforça para manter o estoque abastecido.

Governo do Estado está empenhado em oferecer atendimento de saúde digno e de qualidade ao público infantil. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Está faltando dipirona no Brasil inteiro e o que chega não é suficiente para atender nossa grande demanda diária. Mas, estamos utilizando paracetamol, que supre essa necessidade. Mesmo assim, nossas equipes vêm trabalhando para que a nossa rede não fique desabastecida”, explicou.

Por fim, Paula Mariano falou do empenho do governo acreano para melhorar a estrutura e atendimento hospitalar ao público infantil. “Em 2019, recebemos o Hospital da Criança com apenas 50% dos leitos em funcionamento. Hoje, ampliamos o número de leitos em mais de 80%. Além disso, nossos servidores têm passado por constantes capacitações e treinamentos em todas as regionais da Saúde”, ressaltou.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: abriráAcreapurarCasosCriançasestadoParárespiratóriassindicânciasíndromesvítimas

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.