Com objetivo de potencializar a presença do Ministério Público do Rio Grande do Sul nos veículos de imprensa do Interior do Estado, o Gabinete de Comunicação do MPRS (Gabcom) deu início, em janeiro de 2022, ao projeto Central do Interior. “A pandemia intensificou um movimento que já vinha sendo observado no mercado jornalístico: o fechamento ou encolhimento de veículos de comunicação tradicionais e de maior abrangência, o que deixou muitas localidades sem cobertura jornalística. Objeto de estudos, o chamado ‘desertos de notícias’ é um fenômeno mais frequente nos municípios do Interior. Diante desse novo cenário, surgiram inúmeros pequenos portais, blogs e redes sociais dispostos a cobrir essa lacuna”, analisa a coordenadora de Imprensa do MPRS, Roberta Salinet.
Ciente desta modificação no cenário e amparado por dados de uma pesquisa interna sobre comunicação realizada no segundo semestre de 2021, o Gabcom desenhou o projeto Central do Interior. Dividido em etapas, iniciou com mapeamento, renovação e expansão do mailling de veículos de imprensa de todo o Rio Grande do Sul. A partir de uma rodada de ligações para todos os diretores de Promotoria (163 comarcas), foram identificados 439 veículos. Destes, 48,1% são rádios, 27,6% jornais, 21% são portais online, 1,6% TVs, e 1,6% são páginas ou perfis no Facebook ou Instagram.
“Após o mapeamento, criamos 14 grupos de WhatsApp com jornalistas do Interior, divididos por regiões administrativas: Delta do Jacuí, Litoral, Fronteira Oeste, Campanha, Serra, Metropolitana, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Sul, Planalto, Missões, Médio Uruguai, Central e Alto do Jacuí”, explica a jornalista do Gabcom Júlia Lemos, responsável pelo mapeamento. De acordo com ela, já foram enviados aos grupos 14 conteúdos divididos em informações gerais sobre o papel do MP e notícias de atuações, com impacto geral, para todas as listas, ou impacto regional, direcionadas especificamente para os grupos de veículos sediados nas regiões impactadas. “Mesmo no início do projeto já tivemos importantes retornos e conseguimos atingir veículos menores, mas de relevância na cobertura local, que não seriam alcançados pela nossa divulgação anterior”, conta a assessora de imprensa do MPRS.
A próxima etapa do projeto Central do Interior tem como foco o monitoramento do conteúdo publicado a partir da inserção dos novos veículos na clipagem. Ainda, o projeto tem como desafio a geração de conteúdo específico para veículos locais, ou seja, a identificação de atuações com potencial de repercussão no âmbito da comarca que, muitas vezes, não chegam até o Gabcom, por serem de interesse apenas para aqueles municípios de origem”, explica Salinet.
A Central do Interior também tem desdobramentos nas redes sociais, com a criação de dois projetos já implementados, o “MP pelo Interior” e o “MP na Mídia”, que reúnem notícias e entrevistas de promotores de Justiça para veículos de imprensa reembaladas como conteúdo específico para estas plataformas.