O Ministério Público do Rio Grande do Sul esteve presente nesta quinta-feira, 30 de junho, em ação alusiva à luta pelos direitos das pessoas LBGTQIA+ e a celebração da diversidade. Promovida pela Coordenação de Direitos de Diversidade Sexual e Gênero da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o evento, ocorrido no Largo Glênio Peres, reuniu diversos parceiros que atuam junto à proteção e defesa da comunidade.
Pelo MPRS, o promotor de Justiça Leonardo Menin e servidores do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, juntamente com representantes da Delegacia de Combate à Intolerância, esclareceram dúvidas sobre os diretos das pessoas que sofrem preconceito sexual ou de gênero.
“O combate à LGBTfobia passa, principalmente, pela atuação sensível e intransigente dessa pauta, mas também pela participação institucional em eventos do gênero, como forma de afirmação da pluralidade, aspecto essencial do Estado Democrático de Direito, cuja tutela, por mandato constitucional, incumbe ao Ministério Público”, disse Menin.
Na ocasião, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe, e a unidade móvel Fique Sabendo realizou testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C.