terça-feira, 3 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rio Grande do Sul – concluída negociação superior a R$ 50 milhões para regularização em dívidas de ICMS de grupo empresarial

25/07/2022
in Rio Grande do Sul

Em atuação conjunta das instituições que integram o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Rio Grande do Sul (CIRA-RS) – Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio da Promotoria Especializada Criminal – Combate aos Crimes Tributários; Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Receita Estadual –, foi concluído acordo para regularização de R$48.483.383.35 em dívidas de ICMS vencido de grupo com atuação no ramo da fabricação de cabos para a indústria naval. Além desse pagamento, estão incluídos os recolhimentos de imposto que estão por vencer e dos honorários sucumbenciais, com a baixa de diversos processos judiciais. Ainda, há o reconhecimento de solidariedade entre diversas pessoas físicas e jurídicas com outorga de garantias de alto valor. As negociações foram conduzidas pela 8ª Procuradoria Regional com o apoio da Procuradoria Fiscal e do procurador designado para o CIRA-RS.

O resultado decorreu de mais de um ano de negociações. As tratativas, por sua vez, foram impulsionadas após investigação e ação fiscal do CIRA-RS. Desde 2017, os Auditores-Fiscais que atuam na Delegacia da Receita Estadual em Novo Hamburgo (4ª DRE) monitoravam as operações e o endividamento do grupo, tendo realizado operação administrativa de busca e apreensão de documentos. Com base na documentação encontrada, foi elaborado Relatório de Verificação Fiscal, que foi encaminhado à PGE e ao Ministério Público para apuração de possível crime contra a ordem tributária. Uma das empresas devedoras do grupo chegou a ser notificada sobre sua condição de devedora contumaz, estando sujeita à inclusão no Regime Especial de Fiscalização, com base na Lei 13.711/2011.

Dessa forma, com base no Projeto de Cobrança Prioritária, a 8ª Procuradoria Regional realizou o saneamento das execuções fiscais das empresas do grupo, e, no âmbito do CIRA-RS, foi coordenada a propositura de ação declaratória de grupo econômico com decretação de medida cautelar fiscal. Com a indisponibilidade judicial de extenso rol de ativos, as negociações evoluíram, chegando a termo, recentemente, com a assinatura de um acordo que viabilizará às empresas o prosseguimento no setor com regularidade fiscal e perspectiva de aumento de seu faturamento. O benefício inclui, ainda, a suspensão das diligências investigativas a cargo da Promotoria de Justiça Especializada Criminal – Crimes Tributários. O grupo empresarial será monitorado pelo CIRA-RS para o cumprimento integral dos compromissos assumidos.



MPRS

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: concluídadívidasempresarialGrandeGrupoICMSmilhõesNegociaçãoParáRegularizaçãorioSulsuperior

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.