Se já se iniciou na blogosfera enquanto criador de conteúdos, saberá certamente que uma das principais dificuldades é a gestão do seu tempo.
Decerto já sentiu que após começar a trabalhar num determinado conteúdo, o tempo passa sem que de tal se aperceba. Por norma, só se percebe que se está demasiado tempo embrenhado numa tarefa quando a barriga começa a dar horas.
Apesar de na internet haver uma miríade de recursos que lhe permitem poupar tempo, tais como templates de blogue, ferramentas para editar imagem ou criar cartaz online, ou até mesmo geradores de tópicos para blogues, a verdade é que uma correta gestão do tempo passa sobretudo pelas decisões que toma no seu quotidiano de trabalho.
Algumas estratégias para poupar tempo
Antes de tudo o resto, deve criar uma rotina e mantê-la independentemente das circunstâncias. Ao sentar-se para criar o seu conteúdo, deverá saber detalhadamente o que vai fazer, qual a sequência de tarefas que deverá cumprir e quais os objetivos para aquela jornada de trabalho.

Uma estratégia que pode bem utilizar ao longo do trabalho é a Técnica de Pomodoro. Esta técnica consiste na divisão do tempo de trabalho em períodos de 25 minutos com intervalos de 5 minutos. Estes intervalos deverão ser respeitados de forma rígida, podendo inclusive utilizar um cronómetro para controlo do tempo.
Apesar de algumas estratégias serem necessariamente rígidas, não deverá cair no erro do perfecionismo, devendo, ao invés, evitar perder tempo a limar todas as arestas até que o resultado se aproxime do SEU conceito de perfeição – que pode muito bem não o ser para o seu público-alvo.
Aproveite os conteúdos de bloguistas convidados e aceite artigos de autoria alheia para o seu blogue em troca de promoção. Isto permitir-lhe-á ter conteúdos sempre que o seu trabalho não sair ao ritmo necessário.

Também a propósito do ritmo de trabalho, tem que evitar comprometer-se com mais trabalho do que aquele que pode efetivamente produzir no tempo que tem disponível. Embora possa ser preocupante rejeitar trabalho, saiba que acumular muito para fazer pode sobrecarregá-lo e levá-lo a procrastinar.
Deixe as formatações e a edição para o final. Quando é hora de produzir os seus conteúdos, limite-se a sentar e escrever sem preocupação com erros ou parágrafos. Após ter um rascunho com princípio, meio e fim, passe então ao aperfeiçoamento do texto, a adição de links e imagens ou a reformulação de uma parte do conteúdo.
Não passe o tempo todo a verificar as métricas dos seus blogues. Embora seja muito agradável ver os números a aumentar, deverá fazê-lo somente com a mínima periodicidade indispensável.
Desative as notificações das redes sociais, correio eletrónico e aplicações para evitar distrair-se do trabalho. É muito fácil perder-se no tempo com tais distrações, pelo que essa atividade deverá ficar reservada para os tempos de ócio.
Crie uma lista de tarefas todas as noites ou no final do trabalho. A lista de tarefas deverá guiar o seu trabalho no dia seguinte, evitando assim perder tempo a pensar no que tem para fazer.
E nas horas de repouso, também se pode ganhar tempo?
Também é possível rentabilizar o seu tempo enquanto descansa do trabalho, ainda que seja fazendo coisas que não constituem trabalho propriamente dito.

Ter sempre papel e caneta
Decerto já lhe aconteceu ter ideias brilhantes quanto está a preparar-se para dormir ou em deslocação de um sítio para o outro em transportes públicos. Não caia no erro de achar que vai conseguir lembrar-se mais tarde ou no dia seguinte daquela inspiração momentânea. Tome notas de imediato.
Consultar as métricas
Como já foi referido, não perca tempo a consultar as suas estatísticas ao longo do dia. Deixe esse momento para o final do dia e aproveite o tempo ganho para fazer outras coisas mais úteis.
Responder a comentários
Evite começar o seu dia de trabalho dia a ler e responder a comentários, por muito lisonjeiros que sejam. Embora possa sentir que os comentários lhe dão alento para começar a trabalhar, saiba que na maior parte das vezes os comentários são naturalmente simpáticos. Quando o volume de comentários é em demasia, é hora de deixar a tarefa de os ler e responder para momentos em que não esteja efetivamente ocupado.
Conclusões
Já Confúcio nos aconselhava a encontrarmos um trabalho que nos fizesse sentir que jamais teríamos que trabalhar na vida. E é quando temos a sorte de encontrar esse trabalho que somos levados a perder a noção do tempo despendido a trabalhar.
Não raras vezes sentimos que o tempo se escapou por entre os dedos como finos grãos de areia, o que é tão mais provável quanto mais estivermos enamorados do que estivermos fazendo. Se a sua paixão é criar conteúdos para blogues, ponha em prática estas técnicas de enorme importância para melhor gerir o seu tempo.