quarta-feira, 21 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

STJ – Obra lançada no STJ trata das inovações trazidas pelos meios alternativos de solução de conflitos

25/10/2022
in Justiça

Buscar a justiça e a pacificação social muitas vezes não passa pelo Poder Judiciário. Na noite desta terça-feira (25), no Espaço Cultural STJ, foi lançado o livro Inovações no Sistema de Justiça – Meios alternativos de resolução de conflitos, justiça multiportas e iniciativas para a redução da litigiosidade – Estudos em homenagem ao Dr. Múcio Vilar Ribeiro Dantas. O volume, organizado pelo ministro Marcelo Ribeiro Dantas, trata, entre outros temas, da conciliação, da mediação e da desjudicialização.

Inovação no direito

O prefácio foi escrito pelo ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Eros Grau. A obra contou com artigos do vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes, e dos ministros Villas Bôas Cueva, Gurgel de Farias e Joel Paciornik. Também colaboraram o ministro aposentado Napoleão Nunes Maia Filho e o ministro do STF Gilmar Mendes. Também são abordados temas como autorregulação de conflitos, justiça multiportas, desjudicialização de processos executivos e uso de tecnologia.

O ministro Ribeiro Dantas, filho de Múcio Vilar Ribeiro Dantas, diz que a obra homenageando seu pai visa divulgar um jurista, advogado e professor que ficou restrito ao Rio Grande do Norte. "Meu pai me fez gostar do direito e sempre foi um inovador na área jurídica. As inovações desses meios alternativos de justiça seriam certamente um tema que ele desenvolveria", destaca. Para o ministro, há uma tendência de aumento do uso desses meios devido à crescente demanda do Judiciário.

Mudanças legais incentivaram meios alternativos

Essa também é a visão do ministro Joel Paciornik, um dos colaboradores da obra. Ele acrescentou que os meios alternativos já têm uma ampla aceitação em vários países e que as últimas mudanças legislativas, como o novo Código de Processo Civil, abriram mais espaço para essas modalidades de pacificação social no Brasil.

O ministro Rogerio Schietti Cruz observou que a obra trata de uma ampla gama de temas, como instruções práticas de mediação. "Esses meios potencialmente diminuem a demanda do Judiciário tanto na área penal quanto na civil", disse. Como exemplo, citou a transação penal para crimes de menor potencial ofensivo, um dos debates travados no no livro.

Também estavam presentes as ministras Maria Thereza de Assis Moura (presidente do STJ), Assusete Magalhães e Regina Helena Costa, e os ministros Humberto Martins, Jorge Mussi, Mauro Campbell Marques, Benedito Gonçalves, Ricardo Villas Bôas Cueva, Sebastião Reis Júnior, Gurgel de Faria, Reynaldo Soares da Fonseca e Antonio Saldanha Palheiro. Os ministros do STF Gilmar Mendes e Dias Toffoli também participaram. 

STJ

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: alternativosConflitosdasinovaçõeslançadameiosObrapelossoluçãoSTJtratatrazidas

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.