segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Servidores do Estado promovem melhorias e novas tecnologias para a agricultura familiar do Acre

29/10/2022
in Acre
Acre – Servidores do Estado promovem melhorias e novas tecnologias para a agricultura familiar do Acre

É com botas, chapéus e o conhecimento técnico que os servidores da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) chegam às propriedades de agricultores e fazem a diferença na assistência do pequeno e médio produtor. O apoio dos profissionais é uma das forças da agricultura familiar, além de ser responsável pelas melhorias na qualidade de vida e novas tecnologias para as famílias rurais.

“Continuo contribuindo com os agricultores, por meio da orientação técnica”. Foto: Cedida

O acesso às políticas públicas ocorre por meio das mediações entre as instituições estaduais e de suporte, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que permite uma mudança na prática do trabalhador rural. Com isso, o governo do Acre tem potencializado as ações que são fundamentais para o sucesso de milhares de produtores agrícolas.

Grãos de Café. Foto: Cedida

O servidor cumpre uma missão diária, promover impacto social na vida das famílias, mudando o cenário de cada produtor, por meio da qualificação continuada e o acompanhamento nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, extrativismo, agroindústria e outros serviços.

Promoção social no campo

“Sinto-me realizada. É muito gratificante saber que de alguma forma sou responsável pela melhoria da qualidade de vida do produtor. Isso gera mais cidadania, renda, segurança alimentar e sustentabilidade para o campo e, consequentemente, na cidade”, destacou a  chefe de Divisão de Fomento, Michelma Neves.

Michelma e produtores. Foto: Cedida

A servidora começou o trajeto profissional na antiga Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap), em 2015, especificamente na assistência de pequenos e médios produtores rurais. A história de Michelma inicia no setor de horticultura, principalmente na bananicultura e olericultura.

Visita de campo. Foto: Cedida

Não muito diferente de Neves, o zootecnista e Chefe da Divisão de Pecuária, Jalceyr Pessoa, já atua na Sepa há 10 anos. O pós doutor em zootecnia estreou no serviço público em 2012, na Seap, atuando no Projeto de Ovinocultura, tendo ainda contribuído com a formação de alunos do curso técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola Jean Pierre Mingan (EFA), ministrando as disciplinas técnicas voltadas à produção animal.

Pessoa, diz: “Continuo contribuindo com os produtores dos 22 municípios do estado, e isso é motivo de muito orgulho e satisfação. Com ações e projetos como o Pecuária + eficiente, Pecuária Mais Brasil e outros, vamos atender mais famílias e intensificar o setor do agronegócio no Acre”.

Chefe da Divisão de Pecuária, Jalceyr Pessoa. Foto: Pedro Devani/Secom

O Estado atende o pequeno e médio produtor com a ajuda da iniciativa privada. Tal cooperação traz desenvolvimento para todos e aproxima o Acre do ranking de produção agropecuária. Assim, conforme as projeções do agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os estados do Norte, Tocantins e Rondônia deverão liderar a expansão da produção nos próximos anos. No Acre, existem em média 15 cadeias produtivas.

Orientação para os estudantes do Ifac. Foto: Cedida.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreAgriculturaestadoFamiliarMelhoriasnovasParápromovemservidorestecnologias

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.