“Primeiro agradeço a Deus, acima de tudo, em segundo a equipe do transplante, da UTI, das enfermarias, por todo acolhimento e cuidado, e por nunca terem me abandonado. Agora serão dois aniversários, o de nascimento e o de renascimento”, disse o receptor Francisco Michel Fernandes de Souza.
Esse foi o sexagésimo segundo transplante de fígado realizado na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) desde o início do programa. O paciente transplantado, Francisco Michel Fernandes de Souza, 47 anos, natural do município de Boca do Acre (AM), que teve seu procedimento realizado no dia oito de novembro, cumpriu um total de 11 dias de internação.
“O receptor vem retomando aos poucos sua rotina, está sendo uma excelente recuperação, seguindo os devidos cuidados e orientações médicas após o sucesso do seu procedimento cirúrgico. Agora, após sua alta, passa pelo atendimento ambulatorial com a equipe de transplantes”, destaca a coordenadora do transplante de fígado na Fundhacre, enfermeira Valéria.
O receptor já estava internado na unidade desde o dia 24 de outubro, devido a complicações do quadro clínico. Estava sob os cuidados da equipe de infectologia e assistencial da unidade, agora, pós-transplantado, passa pelo atendimento no ambulatório.
“Após a minha alta espero ter muita saúde para poder trabalhar e ter disposição para tocar minha vida normalmente como era anos atrás”, disse o receptor.
O ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar especializada em transplantes, com atendimento de enfermagem, psicologia e apoio administrativo para agendamento de exames.
Toda organização e logística para execução dos transplantes de fígado é um compromisso e cuidado do governo do Estado, que tem atuado de forma assídua, juntamente com as instituições de saúde e equipe do Transplante Hepático do Acre, coordenada pelo cirurgião Tércio Genzini.
“Nosso compromisso com a sociedade é de melhoramento dos nossos serviços, com a garantia da assistência à nossa população”, destacou a presidente em exercício da Fundhacre, Duciana Araújo.