segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rio Grande do Sul – MPRS lança Projeto Voz e Vez das Mulheres

28/11/2022
in Rio Grande do Sul

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Gepevid), sob a coordenação estadual da promotora de Justiça Carla Carrion Frós, juntamente com a promotora coordenadora regional do Alto Uruguai, Fernanda Broll Carvalho de Almeida, lançou, nesta segunda-feira, 28 de novembro, o Projeto Voz e Vez das Mulheres. O evento aconteceu na Promotoria de Justiça de Santo Ângelo e foi transmitido pelo YouTube do MPRS.

Desenvolver uma estratégia que mantenha as mulheres vítimas de violência doméstica vinculadas ao Ministério Público ao longo do processo e, durante o período, auxiliar no resgate da autoestima, da independência financeira e de seu fortalecimento emocional é o foco principal do projeto.

O projeto promoverá encontros semanais ou quinzenais com um grupo de 12 mulheres, para que possam compartilhar suas trajetórias. A primeira etapa será destinada à preparação, por meio de rodas de conversa. A segunda, com duração de nove meses (tempo de uma gestação), consistirá em uma jornada vivencial. A terceira e última etapa será de cuidadoria (acompanhamento).

O Voz e Vez foi uma proposta iniciada pelas integrantes do movimento POA Inquieta, Bendito Design e BValle Comunicações, idealizado com o apoio das promotoras de Justiça Ivana Machado Moraes Battaglin e Carla Cabral Lena Souto, que, na época, atuavam nas Promotorias de Justiça Especializadas de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Porto Alegre.

ABERTURA

“Temos que parar de uma vez por todas de criticar as mulheres que não conseguem romper com o ciclo da violência, mas, para isso, nós precisamos cada vez mais oferecer um atendimento humanizado a estas mulheres. A iniciativa tem como propósito oportunizar voz, fortalecimento, protagonismo e autonomia a elas”, disse Carla Frós na abertura do evento.

Carla Souto, idealizadora do projeto ao lado da promotora Ivana Battaglin, destacou que o trabalho do Gepevid elevou o Ministério Público a outro patamar no atendimento à violência doméstica e familiar contra a mulher. “Mudou a forma de pensar a violência doméstica dentro do MP”, afirmou, lembrando do que já vivenciou enquanto promotora de Justiça da violência doméstica. “A gente pode não recordar de todos os nomes. São muitos, mas a gente vai lembrar dos rostos e do olhar. Porque o olhar é único. É um olhar de medo, é um olhar de angústia, de desesperança, de paralisia. E a ideia do projeto não é só lembrar da dor, mas mostrar um caminho de saída”, completou.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo, agradeceu a dedicação de todos os envolvidas na execução de várias ações envolvendo a matéria, “especialmente a todas as parceiras, colaboradoras, parceiros, colaboradores em mais esse projeto tão importante nessa temática que se insere dentro de uma das prioridades para nossa instituição e para enfrentar esse que é um tão difícil e complexo problema da nossa sociedade”. Júlio Melo ressaltou a criação, em 2021, de promotorias especializadas na área, no ano passado, e do Gepevid. “Nós tínhamos, antes mesmo de assumirmos essa gestão, o compromisso de que daríamos uma maior atenção a esse tema e, assim, criamos o Gepevid, com uma representação em cada região do Estado, para fazer articulação e aproximação com a rede. É tão importante ver nossa instituição se colocando em outro patamar, mas para isso é preciso que se diga que um trabalho extenuante e dedicado foi feito anteriormente”, sublinhou.

Por fim, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Angela Salton Rotunno, também exaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido. “O meu mais sincero reconhecimento e agradecimento por colegas como vocês existirem dentro do nosso MP, criando e fazendo pequenas revoluções. É uma alegria imensa poder ver todas essas iniciativas crescendo, germinando e se fazendo presente agora, não só no mundo das ideias, no mundo ideal, mas no mundo real, da concretude em que as iniciativas possam estar sendo implementadas”, finalizou a subprocuradora.

Após as falas de abertura, a promotora de Justiça Fernanda Broll fez a apresentação detalhada do projeto. De acordo com ela, trata-se de uma união de muitas mentes, mãos e corações, em parceria, com o propósito de dar voz, fortalecimento e protagonismo às mulheres. “A voz, com a finalidade de sensibilizar, favorecer o despertar da mulher para identificar o que é a violência e impulsionar aquela que já se sensibilizou a buscar romper o ciclo da violência. A vez, que acontecerá dentro do MPRS, tem como propósito acolher e oportunizar a transformação. É voltado para a mulher que procurou os sistemas de Justiça e de Segurança”, explicou.

O evento também contou com a participação do coletivo POA Inquieta, Rita Caravele e da promotora de Justiça Paula Mohr.

Clique aqui para assistir à gravação do evento.



MPRS

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: dasGrandelançaMPRSmulheresprojetorioSulvezVoz

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.