No atendimento de saúde infantil, um profissional com um jaleco branco pode parecer assustador aos pequenos pacientes, mas quando este servidor coloca uma peruca colorida e um nariz de palhaço, a história é totalmente diferente.
Com o intuito de trazer resultados positivos no atendimento infantil, integrando e acolhendo a criança em um ambiente de alegria, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), promoveu nesta quinta-feira, 8, uma capacitação de abordagem lúdica para os profissionais de Saúde do Hospital da Criança.
A capacitação consiste em proporcionar aos servidores o entendimento de que, por meio de dinâmicas, de brincadeiras, a criança passa a se sentir parte do ambiente em que se encontra, trazendo a sensação de familiaridade, e isso chama-se humanização do atendimento pediátrico.
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De acordo com a gerente-geral do Sistema de Assistência à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), Laura Pontes, essa capacitação veio para fortalecer ainda mais o atendimento humanizado do Hospital da Criança.
“Teremos como base em nosso serviço a conexão com a brincadeira e a alegria e assim amenizaremos o sofrimento dos nossos pequenos pacientes, e estaremos cada vez mais próximos das crianças que precisam de atendimento”, evidenciou.
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Para diversos pesquisadores, as atividades lúdicas, em um ambiente planejado, auxiliam na recuperação dos pacientes infantis internados e, ainda, contribuem para o desenvolvimento integral destas crianças nos aspectos social, afetivo, físico-motor, cognitivo e moral, proporcionando condições favoráveis para a recuperação.
Para o palestrante e analista clínico, Davinei Cunha, por meio da brincadeira e da diversão, é possível proporcionar ao paciente pediátrico distração e relaxamento.
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“Nosso propósito é diminuir os impactos negativos causados pelo manejo hospitalar e laboratorial para as crianças. Essa capacitação está sendo realizada para preparar o profissional para humanizar o paciente que chega no ambiente hospitalar”, apontou Davinei Cunha.