domingo, 18 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rondônia – Conexão Brasil x Bolívia pelo Vale do Guaporé

08/12/2022
in Rondônia
Rondônia – Conexão Brasil x Bolívia pelo Vale do Guaporé

Autoridades de Rondônia e do Departamento do Beni, na Bolívia, estiveram reunidas nos últimos dia 30 e 31 de novembro, na cidade de San Joaquim, Beni, para tratar sobre as ações alfandegárias necessárias para o avanço da implantação da balsa no Rio Guaporé, que vai interligar o Brasil com a Bolívia, através da BR- 429, a partir de Costa Marques.

A iniciativa deste último encontro político de alinhamento pró-integração foi motivado pelo Governador do Beni, Dr. Alejandro Unzuela, que convidou o Deputado Estadual Lebrão, – coordenador da Frente Parlamentar Permanente de Integração Binacional Rondônia e Beni -, e a deputada estadual eleita, Gislaine Lebrinha, para verificação das condições de infraestrutura para a instalação de um Porto Fronteiriço em Puerto Ustarez, comunidade boliviana do município de San Joaquim, Beni, ás margens do Rio Guaporé e fronteira com o município de Costa Marques. No lado brasileiro, há também esforços políticos bem avançados para a instalação da estrutura aduaneira.

O evento foi marcado por ato simbólico de inauguração da Carretera que liga até a (Ruta9), trecho a partir da fronteira com o Brasil até a cidade histórica de San Joaquim, e que dá acesso para Trinidad e La Paz.

Em sua fala, Lebrão enfatizou que o projeto é de interesse do Brasil e da Bolívia. “Está chegando muito perto de ficarmos frente a frente, acabando com essa novela e abrindo o porto alfandegário em Costa Marques e em Puerto Ustarez, da mesma forma estruturando a travessia entre Guajará-Mirim e Guayaramerín. Isso tem que acabar e tem data para acabar, mas vai depender da força política para garantir a integração binacional, que certamente vai promover ainda mais desenvolvimento para Rondônia e o Departamento do Benin. A partir de 2023, como deputado federal, tenho o compromisso de destinar recursos e mobilizar os poderes para a conclusão desse projeto”, disse ele.

Lebrão também fez considerações sobre o apoio que recebeu do Deputado Federal Lúcio Mosquini, no âmbito federal e que inclusive hoje, tramita na Câmara Federal um Projeto de Lei que visa estender a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim – ALCGM ao Município de Costa Marques.

O governador do Beni, Dr. Unzuela ressaltou que o Beni tem realidade geográfica e potencial econômico favoráveis para o desenvolvimento e afirmou que será uma prioridade de seu governo investir no diálogo com o parlamento e em ações estruturantes para avançar no intercâmbio com Rondônia.

Em nome dos prefeitos do Vale do Guaporé, a ex-prefeita e deputada estadual eleita, Gislaine Lebrinha, defendeu a importância da integração como instrumento de desenvolvimento dos municípios que farão parte do Corredor Econômico. Somente os municípios e distritos no eixo da BR-429, somam uma população de quase 100 mil habitantes. Além disso, a região é rica em produção rural, pecuária e potencial turístico natural e cultural que deverá ser melhor explorado a integração.

Também participaram do encontro os representantes dos Ministérios das Relações Exteriores e do Comércio Exterior e Integração da Bolívia, diversos deputados e vereadores bolivianos e o presidente da Assembleia Legislativa do Beni, Edgar Avaroma, a prefeita de San Joaquim, Carmem Lobo, o deputado Estadual por Rondônia Jhony Paixão, os prefeitos Tinoco, de São Francisco do Guaporé, Armando Bernardo, de Seringueiras, Cornélio Duarte, de São Miguel do Guaporé, e os vereadores Legal, de Costa Marques, Zé da Máquina, Careca e Alan (presidente da Câmara), de São Francisco do Guaporé.

Integração Brasil / Bolívia, via Vale do Guaporé – BR-429

O projeto é uma iniciativa do Deputado Estadual Lebrão, prefeitos e lideranças da região do Vale do Guaporé, e também tem forte apoio do setor produtivo rural e empresários de Rondônia e do Mato Grosso.

Desde de 2011, busca se viabilizar com o país vizinho um corredor de integração, interligando as cidades de Costa Marques, em Rondônia, e San Joaquín/Trinidad, no Departamento de Beni, por meio de uma travessia internacional, inicialmente através de uma balsa, facilitando o intercâmbio comercial, cultural e turístico permitindo acesso brasileiro aos portos no Oceano Pacífico em Arica, no Chile e Illo, no Peru.

O Brasil já é o maior parceiro comercial da Bolívia hoje, onde cerca de 50% do gás natural consumido aqui é de origem boliviana e, com o anuncio do governo boliviano de que em 2023 produzirá em grande escala os três agro fertilizantes mais demandados e utilizados no mundo para a produção agrícola, que são a ureia, o cloreto de potássio e o terceiro que é o NPK (nitrogênio (N), fósforo (P), e potássio (K), o Estado de Rondônia e consequentemente o Brasil se beneficiarão logisticamente na aquisição desses insumos. Além disso, a Bolívia tem experimentado vasta expansão econômica na pecuária, fato este em que o lado brasileiro poderá se fortalecer com a exportação de calcário, grãos, proteína animal, implementos agrícolas e outros produtos manufaturados.

Texto e foto: Assessoria Parlamentar



ALERO

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: BoliviaBrasilconexãoGuaporéPeloRondoniaVale

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.