Estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Argentina Pereira Feitosa, localizada em Capixaba, apresentaram esta semana, na Mostra Viver Ciência, o projeto Aprender Física por Meio do Cinema.
O objetivo é apresentar conceitos da cinemática, ramo da física, por meio de filmes, permitindo que o aluno identifique os possíveis movimentos fictícios envolvendo equações físicas, questione e debata os movimentos encontrados nos trechos dos filmes.
“O projeto chama a atenção, porque é algo do cotidiano dos alunos, e o que é mais gostoso é ver o brilho deles aprendendo com fatos que visualizam todo dia, sem nem saber que podiam relacioná-los com a aprendizagem”, observa a professora de física e orientadora do projeto, Tacione Araújo.
O estudo foi realizado com 23 alunos que passaram por uma avaliação diagnóstica para verificar os conhecimentos prévios sobre temas da disciplina de física, como cinemática, aceleração média, velocidade média e outros, usando como base os filmes Truque de Mestre e Velozes e Furiosos 7, escolhidos pelo grupo, com o desafio de montar experimentos sobre trechos das obras.
O estudo mostrou que os alunos que participaram do projeto apresentaram melhor compreensão dos conteúdos abordados, confirmando que a metodologia de ensino é positiva e eficaz. “Estávamos muito ansiosos com a participação na Viver Ciência, mas o trabalho nos causou orgulho pelo nosso desempenho”, relatou Letícia Araújo, participante de iniciativa.