sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governo intermedia ações para controlar exportação ilegal de castanha nas fronteiras do Acre

23/12/2022
in Acre
Acre – Governo intermedia ações para controlar exportação ilegal de castanha nas fronteiras do Acre

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria Ciência e Tecnologia (Seict) e da Casa Civil, atende reivindicação das indústrias de beneficiamento de castanha no Acre para intermediar ações que venham criar mecanismos legais para controlar a saída ilegal do produto pelas fronteiras do Acre com o Peru e a Bolívia, o que, segundo os empresários do ramo, gera evasão de receita para o Estado e um comércio desfavorável para as indústrias acreanas.

 O gestor da Seict, Assurbanípal Barbary de Mesquita, falou sobre o papel do governo em juntar as instituições para discutir os mecanismos. Foto: Neto Lucena/Secom

Estudar uma solução conjunta e encaminhamentos para resolver a questão foi a primeira ação do governo. Dessa forma, nesta quinta, 22, o Gabinete Civil e a Seict reuniram representantes de instituições como Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Receita Federal, Polícia Federal, Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Ministério da Agricultura, entidades representativas dessa indústria e empresários.

O gestor da Seict, Assurbanípal Barbary de Mesquita, falou sobre o papel do governo em juntar as instituições para discutir os mecanismos para coibir a saída da castanha do Acre, lembrando como o produto é importante para a economia local, pois assegura a renda de muitas famílias que vivem do extrativismo, sendo o segundo de maior destaque nesse quesito.

Os órgãos participantes da reunião ficaram encarregados de fazer sugestões de mecanismos que coíbam a saída ilegal da castanha. Foto: Neto Lucena/Secom

“Ficou encaminhado que o governo do Estado vai dar andamento num projeto de lei que coíba a saída da castanha in natura e incentivos para que saia do Acre processada para os países vizinhos e não aumente os incentivos, para que todo esse processo seja feito por empresas locais”, explicou Barbary.

Segundo o presidente do Sindicato de Indústrias Florestais (Sindflor), Eder Frank Ribeiro, mais de 40 mil toneladas de castanha foram exportadas do Acre nos últimos quatro anos, sem gerar riquezas para o estado, pois saem in natura, com preços irrisórios, são beneficiadas no Perú e na Bolívia para depois serem revendidas no Brasil a preços exorbitantes.

“Essa saída da nossa castanha, sem controle pelas fronteiras acreanas, prejudica nossas empresas e o desenvolvimento regional como um todo, ao passo que gera evasão na receita estadual”, esclarece Eder Frank, que também é proprietário da empresa Casa do Castanheiro.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: açõesAcrecastanhacontrolarexportaçãofronteirasGovernoilegalintermedianasPará

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.