terça-feira, 3 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Maternidade ganhará sala de atendimento para mulheres vítimas de violência sexual

23/12/2022
in Acre
Acre – Maternidade ganhará sala de atendimento para mulheres vítimas de violência sexual

Com o objetivo de qualificar o serviço e acolher mulheres vítimas de violência sexual, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), abrirá uma sala para o atendimento especializado a essa clientela na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. A previsão é que a sala seja inaugurada até a próxima quarta-feira, 28, juntamente com o Complexo Banco de Leite.

De acordo com  a gerente-geral do Sistema de Assistência à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), Laura Pontes, a sala funcionará com o serviço de atendimento psicossocial e médico e receberá mulheres encaminhadas das delegacias. Ao chegar à unidade, as pacientes receberão a assistência necessária e serão direcionadas aos órgãos competentes para o encaminhamento das providências cabíveis.

Sala de atendimento especializado em violência sexual será inaugurada na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. Foto: Odair Leal/Secom

“Nada mais justo do que ter esse espaço no ambiente hospitalar. Nosso intuito é amenizar o sofrimento e trabalhar em cima dos índices de violência sexual em nosso estado. O objetivo da sala é acolher e fazer com que a mulher se sinta segura e resguardada no ambiente da maternidade”, disse.

Violência doméstica, sexual e outras violências notificadas em unidades de saúde do Estado

Considerado, também, um problema de saúde pública, o Ministério da Saúde (MS) atualizou, por meio da portaria nº 1.061 de 2020, a Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, incluindo a violência doméstica e sexual como alguns dos agravos que devem ser reportados.

Em 2021, segundo dados do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, mais de dois mil casos de violência doméstica, sexual e outras foram registrados em unidades de saúde do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreAtendimentoganharámaternidademulheresParásalasexualviolênciavítimas

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.