sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – O ensino tratado como algo simples

08/01/2023
in Acre

Por Glauber Abecassis*

A escrita de hoje busca mostrar quão difícil é o repasse de informações precisas, do saber, da transmissão contínua de conhecimentos para outras pessoas.

Critico a expressão “ensino-aprendizagem”. Prismatizo meu fundamento até por escutar, por vezes, frases ditas por profissionais educadores: “Eu ensino. Eles [os alunos] não conseguem aprender”. E o que dizer dos autodidatas? Alguém os ensinou o que eles fazem através de metodologia própria? Como explicar que eles aprendem algo que necessitam executar sozinhos?

Distanciando-nos um pouco dessas reflexões e introspecções, voltemos ao primeiro parágrafo, fazendo outros questionamentos: como padronizar os repasses de conhecimentos para uma turma de vinte pessoas, sendo que essas têm culturas diferentes, berços familiares diferentes, sentimentos individuais, recursos financeiros distintos e sonhos diversos? Sem tocar no assunto de que cada um tem seus problemas de ordem particular ou coletiva!

Quando os governantes e legisladores olharem por esses ângulos apresentados e derem valor ao que os estudiosos da educação sugerem e conseguirem ler de forma preocupada o que os números que a estatística lhes mostra, verão que o desafio de ensinar é muito mais complexo do que simplesmente se imagina.

Como está descrito no livro As Competências para Ensinar no Século XXI (Artmed Editora-2002), os ensinamentos de Edgar Morin, sociólogo francês, propõem sete saberes fundamentais para a missão de ensinar: As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios de um conhecimento pertinente; A condição humana; A identidade terrestre; O confronto com as incertezas; A compreensão e A ética do gênero humano.

Vale salientar que todos os fatores até aqui citados ainda dependem de um conjunto de outros não menos interessantes, quais sejam: a preparação do ambiente, a limpeza, a iluminação, a acústica, a adequação, a adaptação, os recursos audiovisuais, as sinalizações e avisos inclusivos. Além é claro, do bom, do preparado, do capacitado, chamado importantemente e respeitosamente de professor!

Tudo isso será levado em consideração quando vontade política e recursos econômicos estiverem convergidos num mesmo sentido.

*Glauber Abecassis é gestor de políticas públicas do Estado Acre, formado em Ciências Biológicas e em Direito. Especialista em Educação de Jovens e Adultos, em Ensino de Biologia e Química e mestrando em Educação

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcrealgocomoEnsinoSimplesTratado

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.