domingo, 11 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Iapen e Defensoria Pública promovem mutirão jurídico para mais de 200 mulheres reclusas de Rio Branco

06/03/2023
in Acre
Acre – Iapen e Defensoria Pública promovem mutirão jurídico para mais de 200 mulheres reclusas de Rio Branco

Colaborando com a assistência e reintegração social de 217 custodiadas da Unidade Prisional Feminina de Rio Branco, a Defensoria Pública do Acre e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) promovem um mutirão jurídico, nesta segunda-feira, 6, em Rio Branco. A intenção é informar as mulheres reclusas sobre os possíveis benefícios alcançados, como a progressão de regime e remição de pena.

Atendimentos no Pavilhão Alamanda da Penitenciária Feminina de Rio Branco. Foto: Danna Anute/Secom

As instituições são parceiras, e a Defensoria Pública cumpre o papel de resguardar e garantir os direitos sociais, sobretudo daqueles que não têm condições para custear um advogado particular.

“É uma tradição da Defensoria Pública atender juridicamente a Penitenciária Feminina em março, o Mês da Mulher. Além do atendimento jurídico, também estamos programando uma visita humanizada para elas”, afirmou a defensora pública geral do Acre, Simone Santiago.

Equipe da Defensoria com gestores do Iapen e Defensoria. Foto: Danna Anute/Secom

O defensor público Cássio de Holanda explicou: “Essa programação de atendimentos na unidade feminina é contínua no calendário institucional. São vários tipos de consultas, como a informação sobre os benefícios e progressões de regime, situação processual, possíveis datas de audiências, processos de execução penal das presas sentenciadas e provisórias”.

Defensor Público Cássio de Holanda e apenada. Foto: Danna Anute/Secom

A reclusa C.R. disse: “O atendimento dos defensores é ótimo, porque tirei muitas dúvidas, e eu não tenho advogado para me explicar a respeito da remição da pena. Sou de Ji-Paraná, Rondônia, não tenho família aqui, é muito difícil, mas estou pedindo oportunidade para voltar a trabalhar e diminuir a pena”.

Custodiadas são atendidas por  14 profissionais do Direito Público em Rio Branco. Foto: Danna Anute/Secom

A diretora da Penitenciária Feminina, Dalvani Azevedo, explicou que “durante os atendimentos, os defensores esclarecem dúvidas sobre a pena e explicam dados que estão no Relatório de Acompanhamento de Pena (RAP)”.

“A missão é proporcionar a ressocialização, além de garantir os direitos das pessoas em situação de privação de liberdade. O intuito do mutirão é atender 217 mulheres, destacou a chefe da Divisão de Assistência Social e Atenção à Família do Iapen, Cláudia Costa.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreBrancoDefensoriaIapenjurídicoMAISmulheresmutirãoParápromovemPublicareclusasrio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.