Dois réus denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em São Marcos foram condenados nesta terça-feira, 7 de março, pelo assassinato do empresário Ivosmar Cardoso. Leandro André Renon (mandante) e Fábio Júnior Pereira Borges (executor) foram condenados por homicídio duplamente qualificado a 14 anos e 13 anos e 6 meses de reclusão, respectivamente.
Conforme o promotor de Justiça Evandro Lobato Kaltbach, que atuou em plenário, o crime ocorreu em 15 de dezembro de 2014, por volta das 20h10, no Centro de São Marcos. Ivosmar foi executado a tiros dentro de um carro estacionado no pátio da casa da então namorada. A vítima morreu enquanto recebia atendimento médico. O crime foi encomendado por Leandro, pois ele estava inconformado com o fim de seu casamento e com o relacionamento amoroso da ex-companheira com a vítima. Por isso contratou Fábio, que utilizou um revólver calibre .38 para cometer o crime.
Na denúncia, o promotor explica que os réus, “em conjugação de esforços e comunhão de vontades, utilizando um automóvel de cor prata, conduzido pelo denunciado Leandro”, foram até as imediações da residência da namorada da vítima. Fábio desembarcou, se escondeu em um matagal e ficou aguardando, de tocaia, a chegada do empresário. Enquanto isso, Leandro estacionava o carro mais adiante. Quando o alvo da emboscada chegou, Fábio saiu de seu esconderijo, foi correndo até Ivosmar e efetuou, de surpresa, dois disparos contra sua cabeça antes que ele desembarcasse do automóvel. “O crime gerou grande repercussão na comunidade. O julgamento do caso era esperado há mais de oito anos. Já interpomos recurso para redimensionamento da pena aplicada, visando aumentá-la”, disse o promotor.