segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Plataforma permitirá identificação prévia e detalhada de eventos climáticos extremos, como cheias e queimadas

04/04/2023
in Acre
Acre – Plataforma permitirá identificação prévia e detalhada de eventos climáticos extremos, como cheias e queimadas

Como parte das metas previstas no Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), foi lançada em Brasília (DF), pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), na noite desta segunda-feira, 3, a plataforma automatizada ClimaAdapt: Criando um Futuro Sustentável.

Plataforma ClimaAdapt permite identificar áreas mais suscetíveis aos eventos climáticos extremos, como cheias e queimadas. Foto: cedida

A ferramenta permitirá ao poder público identificar áreas de maior vulnerabilidade ambiental e gerar mapas com precisão de cem metros, identificando as regiões brasileiras mais suscetíveis a eventos climáticos extremos, como cheias e queimadas. A ClimaAdapt foi desenvolvida pela Microsoft Brasil.

Como exemplo da urgente necessidade de os governos atuarem preventivamente no planejamento de ações com foco em áreas de maior vulnerabilidade, o desastre climático extremo vivenciado por milhares de famílias acreanas devido à cheia do Rio Acre e o isolamento do resto do Brasil foram citados no evento.

“Eventos climáticos como o vivenciado na capital acreana ocorriam a cada dez anos. Agora, têm acontecido a cada três, quatro anos. O Acre fica numa localização de vulnerabilidade, pois depende da BR-364, o que pode gerar desabastecimento, atrasos relacionados a infraestrutura, produtos, bens e serviços essenciais”, observou o diretor do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Paulo Alexandre de Toledo Alves.

O lançamento contou com a presença da diretora técnica da Companhia de Desenvolvimento a Serviços Ambientais (CDSA), Rosangela Benjamim, e do chefe de Departamento de Regulação do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Ferreira.

Plataforma irá gerar mapa com precisão de cem metros, identificando as regiões brasileiras mais suscetíveis aos eventos climáticos extremos. Foto: cedida

“A plataforma é parte de compromissos globais assumidos pelo Brasil”, informou Rosangela Benjamim.

Já Leonardo Ferreira afirmou que “com o acesso e integração de dados, o poder público federal, estadual e municipal poderá antever, evitar danos e minimizar impactos socioambientais”.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcrecheiasclimáticoscomodetalhadaEventosextremosIdentificaçãopermitiráplataformapréviaQueimadas

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.