O deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA) foi eleito nesta quarta-feira (19) presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. Ele disse que é uma honra assumir o cargo e garantiu que, em sua gestão, todos os processos serão analisados de forma serena e tranquila, com oportunidade de ampla defesa, mas espera que o Conselho tenha pouco trabalho.
“A gente sempre espera, até diferente de outras comissões, que a gente tenha menos trabalho, porque, quanto menos trabalho, é sinal de que as coisas andam bem dentro da Câmara dos Deputados”, disse.
Leur Lomanto reconhece que o País vive um momento conturbado, após uma eleição extremamente polarizada. Ele disse que isso vem se refletindo nos debates políticos da população e principalmente dentro da Câmara dos Deputados.
“É natural termos embates duros, cada um defendendo os seus posicionamentos, suas bandeiras, o segmento pelo cada qual foi eleito, mas, se depender desta Presidência, e, quero crer, de todo esse colegiado, não vamos permitir que a Câmara dos Deputados seja ringue de batalha, seja vale-tudo, seja palco de debates e pronunciamentos muitas vezes levando a palavras de xingamentos e palavras que não contribuem com o debate sadio que é o que a população brasileira espera da Câmara dos Deputados”, disse.
Intensa polarização
Leur Lomanto Júnior sucedeu o deputado Paulo Azi (União-BA) e vai exercer o mandato pelos próximos dois anos. O ex-presidente do Conselho destacou que, ao longo de seu mandato, foram instaurados 37 processos, número que ele lamenta.
“Infelizmente, nosso País viveu e parece que ainda vive clima de intensa polarização, de intensa radicalização, e este conselho cada vez mais precisa se posicionar para que os conflitos se deem no campo das ideias, os embates se deem no campo da defesa dos princípios que nortearam a condução de cada parlamentar a essa Casa”, afirmou.
Leur Lomanto Júnior é turismólogo de formação e empresário. Foi deputado estadual por três mandatos. Também foram eleitos para a primeira e a segunda vice-presidências do Conselho os deputados Albuquerque (Republicanos-RR) e Bruno Ganem (Pode-SP). Todos foram eleitos em chapa única.
O Conselho de Ética atua mediante provocação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para a instauração de processo disciplinar. A primeira reunião do Conselho de Ética neste ano está marcada para 26 de abril, às 11 horas. Lomanto Júnior disse que vai conversar com a assessoria técnica para saber quais são os processos a serem analisados pelo colegiado.