sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Saúde do Estado promove roda de conversa sobre a importância dos centros de convivência e cultura

08/05/2023
in Acre
Acre – Saúde do Estado promove roda de conversa sobre a importância dos centros de convivência e cultura

Os Centros de Convivência e Cultura, a Economia Solidária e os Direitos Humanos de Usuários da Saúde Mental é o tema de uma roda de conversa realizada na manhã desta segunda-feira, 8, no Espaço Histórico do Seringal Urbano Parque Capitão Ciríaco.

As atividades do Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser são realizadas no Parque Capitão Ciríaco. Foto: Odair Leal/Sesacre

Promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser, em parceria com o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), e do Ministério Público do Acre (MPAC), o evento reuniu profissionais e atuantes nas causas em volta da temática.

“Não tem como falar de saúde mental sem falar de direitos humanos, de cidadania. Estamos tratando de um público diverso, e é importante que quem atua na área esteja sempre atento a essas especificidades. E a partir do diálogo, vamos construindo uma estratégia de cuidado”, declarou a coordenadora do Arte de Ser, Amanda Schoenmaker.

“Cada pessoa que chega aqui tem uma história, e essa história precisa ser conhecida e respeitada”, complementou a coordenadora, Amanda Schoenmaker. Foto: Odair Leal/Sesacre

O mediador da roda de conversa foi o diretor de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDH), de Brasília, Leonardo Pinho. Na oportunidade, o profissional destacou a importância dos centros de convivência e cultura para a garantia do cuidado em liberdade e do protagonismo de usuários no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial.

O diretor, Leonardo Pinho, também faz parte da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Direitos Humanos. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Os centros de convivência e cultura são espaços de integração de públicos. Temos aqui pessoas com transtornos, idosos, mulheres, crianças. Enfim, os centros são lugares fundamentais para a promoção de direitos humanos e de ampliação da contratualidade social dos usuários do SUS”, enfatizou.

Cristina Rodrigues, professora da rede de ensino especial e ativa na causa dos direitos humanos e atendimento psicossocial, acompanha o irmão nas atividades desenvolvidas pelo Centro Arte de Ser, há pelo menos 4 anos.

A participante, Cristina Rodrigues, ressaltou a importância do debate. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Participamos para que possamos ser essa rede de apoio e fortalecer os nossos membros para que eles possam estar na sociedade com o protagonismo de seus direitos. O nosso objetivo é romper paradigmas e esses preconceitos. É uma luta diária. Ocasiões como essa proporcionam uma soma de conhecimentos para que possamos nos aprimorar”, disse.

Saiba mais sobre o Centro de Convivência Arte de Ser

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreCentrosconversaconvivênciaculturadosestadoImportânciapromoverodasaúdesobre

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.