sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Saúde intensifica campanha para o banco de leite da Maternidade Barbara Heliodora

16/05/2023
in Acre
Acre – Saúde intensifica campanha para o banco de leite da Maternidade Barbara Heliodora

O leite humano é capaz de reduzir em até 13% as mortes evitáveis em crianças menores de 5 anos de idade, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, os bancos de leite humano (BLH) se tornaram indispensáveis para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A estratégia visa oferecer orientação e apoio à amamentação, além de coletar, processar, armazenar e distribuir leite humano a bebês prematuros e de baixo peso. O BLH da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, é o banco-referência no Acre.

Banco de leite humano da Maternidade Bárbara Heliodora é o banco de leite de referência do Estado. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Com baixo estoque, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), intensifica a campanha para sensibilizar e mobilizar a população para a doação. Este ano, a ação vem com o tema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho – doe leite materno”.

Encontro entre doadora de leite humano e receptoras. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Jamyely Bandeira é mãe de um bebê de 9 meses e, há pelo menos oito meses, doa leite humano. “Não dói, não falta para o nosso bebê, inclusive, depois que comecei a doar, minha produção de leite aumentou. É um orgulho para mim poder doar esse leite para as mamães e para os bebês que necessitam”, declarou.

“Meu bebê é prematuro e por isso tive muita dificuldade em amamentar. O fato de vê-lo daquele tamanho me deixava angustiada. Quando a médica disse que tinha uma doadora que poderia fornecer o leite para o meu bebê, foi muito gratificante. Foi de Deus a moça poder doar e manter o meu filho saudável”, expressou a puérpera Katia Vanessa Mendes.

“É um orgulho para mim poder doar”, declarou Jamyely Bandeira. Foto: Marcos Vicentti/Secom

De acordo com a coordenadora do BLH da Maternidade Barbara Heliodora, Ingrid Taveira, cada litro doado pode atender até dez recém-nascidos. “A mãe que tiver interesse deve entrar em contato com o banco de leite da maternidade, ou com os postos de coleta da Urap Augusto Hidalgo de Lima ou do Hospital Santa Juliana”, informou.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreBancoBárbaracampanhaHeliodoraintensificaLeitematernidadeParásaúde

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.