O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, participou pela primeira vez como chefe do Ministério Público do Rio Grande do Sul da reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG), ocorrida nesta quarta-feira, 14 de junho, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT).
Na abertura dos trabalhos, o PGJ do RS foi saudado pelo presidente do CNPG, César Mattar Júnior, que destacou sua trajetória e dedicação à instituição, desejando-lhe sucesso na condução do MP gaúcho. Da mesma forma se manifestaram o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Murrieta, e o procurador-geral do MPDFT, Georges Seigneur, anfitrião da reunião do colegiado na Capital federal.
ELEIÇÃO PARA VAGA NO CNMP
Foi realizada, na reunião, votação para formação de lista tríplice à vaga destinada a membro do Ministério Público dos Estados para composição do Conselho Nacional de Justiça – Biênio 2023/2025.
De um total de 10 inscritos, os membros do MP brasileiro mais votados pelo colegiado para a lista tríplice a ser encaminhada ao procurador-geral da República, Augusto Aras, foram: promotor de Justiça João Paulo Santos Schoucair (MPBA), 24 votos; promotor de Justiça Rafael Schwez Kurkowski (MPSE), 14 votos; e procurador de Justiça Roberto Livianu (MPSP),10 votos.
Após envio do ofício do presidente do CNPG ao procurador-geral da República, este já indicou ao Senado o nome do promotor de Justiça do MP da Bahia João Paulo Santos Schoucair para composição do Conselho Nacional de Justiça – Biênio 2023/2025. O escolhido passará por uma sabatina naquela casa legislativa.