terça-feira, 13 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governo do Acre e Assembleia Legislativa alinham agendas estratégicas para o corredor interoceânico

19/06/2023
in Acre
Acre – Governo do Acre e Assembleia Legislativa alinham agendas estratégicas para o corredor interoceânico

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e a Assembleia Legislativa do Estado (Aleac) alinharam na manhã desta segunda-feira, 19, uma agenda estratégica de promoção do estado no corredor interoceânico. A reunião de trabalho foi realizada no gabinete do presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), contou com a participação do primeiro secretário da Casa, deputado Nicolau Junior (Progressistas) e do titular da Seict, Assurbanipal Mesquita.

Governo e Aleac vão buscar soluções para demandas apresentadas por empresários visando o fortalecimento de exportações e importações. Foto: Assessoria Aleac

Com vistas de integrar negócios com a China e todo o Pacífico, as instituições vão reunir com parlamentares e federações ligadas à indústria, com o comércio, o setor do agronegócio e o Sebrae nos estados de Rondônia e Mato Grosso.

“A formatação desse projeto de integração regional e de relações bilaterais com Peru e Bolívia conta com ampla participação política. Debatemos a importância do corredor bioceânico durante o Encontro do Parlamento Amazônico em Rio Branco. Agora, vamos em busca de fortalecer essa ideia nos estados que também têm interesses econômicos. Acrescenta-se nesse esforço as federações e as associações”, explicou Assurbanipal Mesquita.

As demandas apresentadas nas visitas técnicas realizadas no setor alfandegário durante o mês de maio serão apresentadas junto à bancada federal. O presidente da Aleac quer reunir forças políticas para o desentrave de gargalos históricos, entre eles o de inspeção animal realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nas fronteiras do Brasil com Bolívia e Peru.

“Recebemos do secretário Assurbanipal Mesquita o relatório que mapeia as dificuldades encontradas para o fortalecimento do comércio exterior. A ideia é construir politicamente as alternativas que possam ajudar o empresário que deseja exportar e importar produtos acreanos ou que queira utilizar essa rota para o Pacífico via BR-317”, destacou Gonzaga.

Outra ação pontual apresentada é o intercâmbio com empresários peruanos e bolivianos na Expoacre 2023 e durante a Expoalimentária Peru 2023, eventos que serão realizados em agosto e setembro, respectivamente.

“Graças ao esforço do governador Gladson Cameli e às transformações no setor do agronegócio, essa é uma rota consolidada. Nosso trabalho é no sentido de aumentar o volume de exportações e importações, visando a geração de mais emprego e renda, consequentemente, o desenvolvimento tão sonhado”, acrescentou Mesquita.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreagendasalinhamAssembleiacorredorestratégicasGovernointeroceânicoLegislativaPará

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.