Para garantir que o consumidor não seja prejudicado, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) notificou a Latam Airlines do Brasil, nesta segunda-feira, 26, para que a mesma apresente justificativas acerca da suspensão de voos diurnos.
A notificação ocorre após a Latam divulgar um comunicado, por meio de imprensa, informando que a partir da próxima semana deixará de realizar o voo diurno de Rio Branco para Guarulhos (São Paulo). A companhia aérea tem cinco dias para se manifestar.
O Procon/AC quer saber o que motivou a decisão e se houve a venda de passagens aéreas no período que compreende a data da suspensão desses voos, e ainda qual procedimento a empresa adotará em relação a esses clientes. A diretora do Procon/AC, Camila Lima, explicou que é preciso que o direito do consumidor seja respeitado.
“Estamos atentos às questões voltadas à aviação civil. O povo acreano sofre muito com cancelamento de passagens, horários inoportunos, preços excessivos. Por esse motivo, logo que soubemos da possibilidade de suspensão dos voos diurnos pela Latam, formalizamos a notificação para esclarecimentos acerca das possíveis passagens já vendidas nesses horários. Aguardaremos a resposta da empresa e tomaremos as medidas cabíveis”, enfatizou.
O chefe de fiscalização do órgão, John Lynneker Silva, ressaltou a importância da notificação: “Já notificamos a Latam para que ela tome as medidas cabíveis acerca do tema”.
Em caso de denúncias, o cidadão deve fazer contato com o Procon/AC, por meio das redes sociais (@proconac), do telefone 3223-7000 ou pelo canal de atendimento 151.