Para facilitar o cumprimento da pena dos reeducandos do regime semiaberto quanto aos deveres e apresentar informações sobre a monitoração eletrônica, a Defensoria Pública do Acre (DPE-AC), em parceria com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), realizou uma palestra na Unidade de Monitoramento Eletrônico do Regime Semiaberto (Umep), em Rio Branco, nesta terça-feira, 27.
Sobre a ação, o defensor público Gustavo Medeiros disse: “Estamos explicando os direitos e deveres do público que está no semiaberto, e também orientamos sobre as violações mais comuns durante essa fase. A intenção é que eles adotem os cuidados necessários com o equipamento eletrônico, a fim de cumprir a pena sem violações do benefício”.
O monitoramento está caracterizado como uma das alternativas voltadas à harmonia do regime prisional e busca beneficiar as pessoas que estão em processo de reintegração social.
Coordenadora do Serviço Social da Umep, Isabelle Pinho afirma: “Iniciamos essa parceira com a Defensoria com objetivo de facilitar a vida dos monitorados que estão cumprindo a pena e desejam concluir adequadamente suas penalidades”.