Na terceira noite de Expoacre, o espaço reservado ao Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) teve a participação das equipes da Usina de Arte João Donato e do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) da rede, em Rio Branco.
As professoras do Cept, Kétila Araújo e Jessiane Barroso, do Curso de Iniciação Teatral, e Rosilene Nobre, do Curso de Artes Visuais, apresentaram aos visitantes a instalação Manto da Natureza, inspirado no trabalho do artista plástico Bispo do Rosário.
“Ele viveu 50 anos num manicômio e produziu 800 peças nesse espaço, ou seja, utilizou a arte como uma fuga para a questão mental. Resolvemos homenageá-lo como parte de um projeto de pesquisa, envolvendo artes cênicas, figurino e artes visuais”, explicou Jessiane.
Quem visitou o estande ficou encantado com a história contada pelas professoras por meio das peças de arte. “Eu achei muito interessante, porque você para pra pensar que ele [Bispo do Rosário] era uma pessoa considerada mentalmente doente, e conhecendo o trabalho dele você percebe que era, na verdade, um artista, que produziu muita coisa importante”, disse a aposentada Urcelina Barlatti.
“A Usina de Arte sempre nos surpreende pela sua dedicação em tudo que produz e que está relacionado com arte, cultura e ensino profissionalizante. O nosso centro e sua equipe estão de parabéns”, disse o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley.
Além das professoras, o Cept convidou alguns alunos do curso de Editor de Vídeo, que participaram de uma forma diferente da feira. Ao mesmo tempo que o estande expunha o trabalho do Centro de Cultura da Rede Ieptec, os estudantes realizavam um trabalho de registro por meio de fotografia e vídeo, para ser apresentado posteriormente, em sala de aula.
“Essa foi uma demonstração do que trabalhamos nos processos formativos junto aos nossos alunos do Cept”, explicou a coordenadora da Usina de Arte, Simone Pessoa.
Para o aluno Gabriel Yan Queiroz, a aula prática foi uma boa experiência: “Fomos chamados para fazer uma cobertura, fotografar e fazer vídeos de toda a área que a gente achasse interessante e que despertasse o nosso olhar do ponto de vista artístico. E a gente vai poder compartilhar o aprendizado com os nossos colegas”.
Com um estande moderno e criativo, dispondo de um espaço exclusivo para o público interagir nas redes sociais, o Ieptec apresentou, durante as duas primeiras noites de exposição, um resumo das ações que desenvolve na educação técnica e profissional no estado, descrito em forma de folhetos explicativos e vídeo institucional.
A partir da apresentação do Cept Usina de Arte, os demais centros do Ieptec localizados na capital irão realizar a exposição dos seus trabalhos no estande do instituto, com uma noite exclusiva para cada unidade da rede.