segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

CPI do MST ouve secretário de Segurança de São Paulo e servidores do TCU – Notícias Câmara dos Deputados

02/08/2023
in Política
CPI do MST ouve secretário de Segurança de São Paulo e servidores do TCU – Notícias Câmara dos Deputados
Tarci´sio Nascimento/MST-RJ
A CPI, instalada em maio, investiga as invasões do MST

A Comissão Parlamentar de Inquérito CPI sobre o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) em funcionamento na Câmara dos Deputados ouve nesta quarta-feira (2) o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite. A pedido do deputado Kim Kataguiri (União-SP), Derrite deverá prestar esclarecimentos sobre as invasões ocorridas no estado e as prisões decorrentes dessas invasões.

Já a deputada Caroline de Toni (PL-SC) pediu para ouvir três servidores do Tribunal de Contas da União (TCU). Um deles é Leonir Bampi, que, segundo a parlamentar, trabalhou, direta ou indiretamente, nas diligências que embasaram acórdãos do tribunal apontando desvio de verbas públicas para financiamento de atividades ilícitas. “Tais atividades foram orquestradas por associações diretamente vinculadas e coordenadas pelo Movimento dos sem Terra”, diz a deputada.

Os outros dois servidores que serão ouvidos hoje são: a secretária de Controle Externo da Agricultura e do Meio Ambiente, Cintia Zaira Messias de Lima, e o auditor Agroambiental Roberto Eiji Sakaguti. Eles trabalharam em diligências que apontaram irregularidades no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) relacionadas à concessão de lotes.

O relator da CPI, deputado Ricardo Salles (PL-SP), por sua vez, sugeriu que o auditor de Finanças e Controle da Coordenação-Geral de Auditoria da Área de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU), João Henrique Wetter Bernardes, também fosse convidado para depor sobre as irregularidades no Incra.

Salles ressalta que a CGU é o órgão do governo federal responsável pela defesa do patrimônio público e pelo incremento da transparência na gestão.

Em junho, em audiência na CPI, o ex-presidente do Incra Francisco Graziano Neto defendeu a suspensão do programa de reforma agrária até que se regularize a situação dos assentamentos atuais.

  • Confira a pauta da reunião

As oitivas serão realizadas a partir das 14 horas, no plenário 2.

Ontem o general Marco Edson Gonçalves Dias, ex-ministro de Segurança Institucional do atual governo, disse aos deputados que, durante o período em que esteve no ministério, não recebeu da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nenhum relatório relacionado a invasões de terra.

 

 

 

Câmara dos Deputados

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: CâmaraCPIdeputadosdosMSTnotíciasouvePauloSãoSecretariosegurançaservidoresTCU

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.