Para fomentar o melhoramento genético dos rebanhos zebuínos de corte e de leite de pequenos produtores, por meio da inseminação artificial, o governo do Estado firmou, na última quarta, 23 de agosto, uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A entidade doou 1.500 doses de sêmen das duas espécies para que a Secretaria de Agricultura (Seagri) repasse aos pequenos criadores do Acre.
A parceria garantindo a doação do sêmen para melhoramento genético dos rebanhos acreanos foi firmada entre o secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo, e o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid e o gerente de melhoramento genético, Ricardo Abreu, durante a 16ª ExpoGenética, que está sendo realizada em Uberaba (MG), de 19 a 27 de agosto.
O evento é considerado a maior mostra de animais zebuínos avaliados de todo o país, e reúne, anualmente também, os principais programas de melhoramento genético da espécie, com ampla programação técnica e excelentes oportunidades de negócios.
Na avaliação do secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo, a doação que é parte do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT 2023), tanto de corte quanto de leite, representa um grande incentivo do governo para esse segmento produtivo tão importante para o desenvolvimento como um todo.
“Vamos implementar a aplicação em espécies de pequenas propriedades, melhorar a genética e, assim, conciliar crescimento econômico para os pequenos, com sustentabilidade, indo ao encontro do modelo de gestão do governo”, ressaltou Azevedo.