A maioria das pessoas passa anos na escola sem liberdade de escolha em relação às atividades a serem realizadas ou disciplinas que precisam ser cursadas e no final disso aqueles que escolhem continuar o caminho acadêmico no ensino superior precisam escolher um curso. Depois de tanto tempo só seguindo um currículo, é comum que os estudantes acabem perdendo oportunidades na faculdade por não considerarem que podem fazer coisas além do básico.
A maioria das universidades conta com uma variedade de projetos dentro e fora do curso que você escolheu, você não é obrigado a participar de nenhum desses, mas normalmente recebe horas de atividades complementares pela sua participação. Hoje decidimos falar um pouco sobre como você pode explorar as possibilidades antes de entrar no mercado de trabalho e melhorar seu currículo e também sua vida pessoal. Confira!

As instituições de ensino costumam oferecer projetos de pesquisa e extensão nos quais os alunos podem participar como voluntários e até mesmo como bolsistas se algum edital de bolsa estiver aberto. Esses projetos são ótimos para você ir além dos modelos de trabalho acadêmico e explorar a publicação de artigos, trabalho em equipe e interação com a comunidade acadêmica e não acadêmica.
Conheça os projetos da universidade
Antes de fazer uma escolha é muito importante que você conheça as opções, não é uma boa ideia entrar no primeiro projeto que algum professor comentar ou que algum amigo seu decidiu fazer parte. Você não vai querer descobrir um projeto mais legal depois de ter se comprometido e acabar preso em algo que não está tão interessado assim.
Se você tentar conhecer os projetos no início da faculdade tem chance de encontrar algo que te interessa e quem sabe até pode ter tempo de participar de mais de um projeto ao longo do curso e vai ter uma experiência mais completa quando se formar.
Entenda as atividades exigidas
Vamos ser realistas, todos temos obrigações na vida e é importante considerar essas obrigações antes de adicionar mais uma na lista. Projetos desse tipo costumam incluir um número de horas que esperam que os membros dediquem ao projeto semanalmente, normalmente entre 10 e 20 horas semanais.
Além de saber o tempo de dedicação semanal é útil saber quais são as atividades específicas. Você pode decidir entrar em um projeto de literatura porque ama livros, mas ao conhecer as atividades descobre que no momento estão procurando membros para catalogar as produções do grupo em uma planilha. Por isso, saber as atividades ajuda a ter expectativas realistas antes de tomar uma decisão.
Considere seu momento na jornada acadêmica
As escolhas que tomamos em momentos diferentes da graduação variam muito, especialmente dependendo da carga horária de cada semestre e do tempo que você precisa dedicar em atividades fora da universidade. Se você está nos primeiros semestres costuma ter mais tempo livre que pode dedicar para algum projeto interessante, já se está no final do curso tem outras obrigações como o TCC e nem sempre pode participar de outras coisas.
Não tente fazer tudo ao mesmo tempo, seja honesto com você mesmo sobre se você tem tempo ou não para entrar em algum projeto da universidade. Se você acredita que tem tempo, aproveite e tente encontrar um projeto importante pra você, isso vai ser uma experiência valiosa no futuro.
Melhores formas de aproveitar disciplinas complementares
Outra forma de explorar seus interesses e aproveitar melhor o seu tempo na universidade além de apenas cursar suas disciplinas obrigatórias é com as disciplinas complementares. Essas são disciplinas que fazem parte do currículo mas não são um conjunto pré definido igualmente para todos os estudantes. As disciplinas complementares costumam ser um número total de horas que você deve cursar para complementar o conteúdo obrigatório do seu curso de graduação.
Normalmente a sua universidade deve oferecer uma lista de disciplinas que são aceitas como complementares ao seu curso, isso é feito como uma forma de garantir que o seu currículo ainda é pertinente ao que você está cursando. Porém, mesmo com a limitação da lista, você ainda tem muitas opções.
Planejar as disciplinas complementares que você pretende cursar ajuda a criar um caminho que permite que você explore seus interesses e tenha um currículo mais completo de acordo com o que você gostaria de fazer profissionalmente após sua formatura. É uma excelente forma de garantir que você vai se destacar como profissional e ficar preparado para o mercado de trabalho.
É claro que nem tudo se resume à vida profissional, as disciplinas complementares são ótimas para expandir seus horizontes como pessoa. Por exemplo, é comum que universidades tenham LIBRAS como uma possível disciplina complementar e isso permite que você se comunique em uma língua diferente, algo que vale muito mais do que qualquer adição ao currículo profissional.