domingo, 1 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Gestores, parceiros e sociedade civil realizam oficina participativa para atualização das salvaguardas socioambientais do Acre

22/09/2023
in Acre
Acre – Gestores, parceiros e sociedade civil realizam oficina participativa para atualização das salvaguardas socioambientais do Acre

O governo do Estado, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), da Companhia de Desenvolvimento a Serviços Ambientais (CDSA) e do Programa REM Acre Fase II, realizou na quinta-feira, 21, e sexta, 22, extenso debate para atualização das salvaguardas socioambientais do Acre.

As oficinas, realizadas no auditório da Escola Técnica Maria Moreira da Rocha, contaram com a importante parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Fundação Amazônia Sustentável (FAS), do Projeto Janela B “Destravando e alavancando o desenvolvimento de baixas emissões”, que tem como executor no Acre o Earth Institute Innovation (EII).

Gestores, técnicos, parceiros e membros da sociedade civil participam da oficina para atualização das salvaguardas socioambientais do Acre. Foto: Ascom/IMC

São metas prioritárias, a revisão do sistema de salvaguardas do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), em virtude da evolução acerca dos novos acordos internacionais no âmbito das conferências pelo clima e a verificação e contribuição, de forma participativa, relacionado ao cumprimento das salvaguardas, a partir dos padrões nacionais e internacionais.

O objetivo é nivelar as salvaguardas do Acre para que se possa acessar recursos, por meio dos financiamentos climáticos. A oficina contou com a contribuição de gestores, técnicos e especialistas na pauta ambiental, que integram o governo federal, estadual e a sociedade civil organizada.

Milena Terra, consultora do PNUD, destacou a importância das contribuições para que o Acre possa aprimorar e alinhar seu sistema aos padrões internacionais. Foto: Ascom/IMC

No primeiro dia, foi realizado um levantamento para verificação se as salvaguardas vêm sendo cumpridas na implementação de programas e projetos socioambientais e, no segundo dia, foi realizado uma avaliação das salvaguardas vigentes em comparação aos padrões internacionais, de modo a coletar contribuições que irão compor o sumário executivo  para o aprimoramento das salvaguardas do Acre.

As salvaguardas socioambientais são medidas tomadas em caráter de precaução para assegurar que programas e projetos de REDD+ não causem efeitos negativos à conservação florestal da biodiversidade, tampouco causem impactos indesejados a comunidades locais, povos indígenas e populações tradicionais. As recomendações constarão em um documento que norteará o próximo passo para atualização das salvaguardas.

Gestores e técnicos puderam avaliar o cumprimento e dar contribuições para atualização das salvaguardas. Foto: Ascom/IMC

As oficinas contaram com a participação de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra);  Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema); Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), por meio da Unidade de Coordenação do Programa REM Acre; Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi); Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete); Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH); Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Procuradoria Geral do Estado (PGE); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC); Batalhão de Policiamento Ambiental (PBA); Ouvidoria do Sisa e da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva) do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa).

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreatualizaçãoCivildasGestoresoficinaParáparceirosParticipativarealizamsalvaguardasSociedadesocioambientais

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.