Mudanças Climáticas: cenários e impactos sobre os recursos hídricos é o tema do curso promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com apoio da Agência Nacional de Água (ANA) em parceria com o Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), nos dias 17 e 18 em Assis Brasil e nos dias 19 e 20 em Brasileia com a participação de Epitaciolândia.
Com os impactos das alterações climáticas nos recursos hídricos, é necessária uma adaptação à variabilidade natural do clima e aos efeitos esperados dessas alterações para minimizá-las e, com isso, diminuir os impactos sociais, econômicos e ambientais.
Tendo em vista essas alterações climáticas, o curso tem como objetivo promover uma mudança na cultura institucional e na atitude dos mais diversos mediadores públicos, visando reduzir as perdas humanas, sociais, ambientais e materiais, resultantes dos eventos extremos cada vez mais rigorosos.
A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, ressaltou a importância do processo de capacitação para o fortalecimento das capacidades técnicas nas instituições públicas.
“Essa ação colabora com a promoção e implementação de políticas públicas de prevenção, adaptação e mitigação dos danos ao meio ambiente, principalmente nas comunidades rurais que são mais vulneráveis a essas alterações”, afirmou.
Os temas abordados no curso viabilizam a capacitação técnica com o intuito de promover a multiplicação de saberes sobre ações de prevenção, adaptação e mitigação aos efeitos das alterações climáticas nos recursos hídricos.
A chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Sema, Maria Antônia Zabala, que é mediadora do curso, destacou a relevância de ações como o curso para ajudar no enfrentamento às mudanças climáticas. “Os impactos negativos desses eventos extremos vêm ocorrendo anualmente e com um grau de severidade cada vez maior. Precisamos estar capacitados para lidar com essa situação”, expôs.
Nos dias 25 e 26 de outubro a capacitação será ministrada no município de Feijó. O curso também será realizado em Sena Madureira, Xapuri e Capixaba.