quinta-feira, 8 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governo do Acre apresenta experiências sobre financiamento climático e salvaguardas socioambientais na COP28

06/12/2023
in Acre
Acre – Governo do Acre apresenta experiências sobre financiamento climático e salvaguardas socioambientais na COP28

O Acre participou do painel sobre financiamento florestal promovido pela Força Tarefa de Governadores Pelo Clima e Florestas (GCF) na 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira, 5, no espaço do Consórcio Interestadual dos Governadores da Amazônia Legal, na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes.

A secretária dos Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, foi convidada a integrar a mesa com autoridades dos governos dos estados da Amazônia e líderes internacionais.

Reunião foi realizada no espaço do Consórcio Interestadual dos Governadores da Amazônia Legal. Foto: Ângela Rodrigues/Secom

O debate foi oportuno para reunir parceiros e investidores interessados em apoiar ações voltadas para redução do desmatamento nos países que integram a Amazônia, por meio da destinação de fundos climáticos.

A reunião contou ainda com a participação dos governadores de Rondônia, Marcos Rocha; Wilson Lima, do Amazonas; Clécio Luís Vilhena do Amapá; Mauro Mendes, do Mato Grosso; e lideranças do Equador e México.

Em sua fala, Francisca Arara destacou que o Estado do Acre está alinhado aos padrões internacionais que permitem o recebimento de fundos climáticos.

Francisca Arara foi convidada a integrar a mesa com autoridades dos governos dos estados da Amazônia e líderes internacionais. Foto: Ângela Rodrigues/Secom

“O Acre é a referência global porque temos lei, normas, princípios e respeito às salvaguardas. A Lei do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) garante segurança para receber fundos climáticos e o respeito às populações tradicionais e indígenas. Estamos com nossas instâncias de governança funcionando e precisamos fazer com que esses fundos cheguem lá na ponta gerando benefício para quem conserva nossas florestas”.

Financiamento climático e salvaguardas socioambientais

Francisca Arara participou ainda do painel de socialização da experiência do Acre no processo de habilitação ao financiamento climático da Coalizão Leaf (sigla em inglês para o programa Reduzindo Emissões Acelerando o Financiamento Florestal).

Os convidados puderam debater sobre os esforços para alcançar os padrões internacionais e os desafios para garantir a proteção das comunidades tradicionais e indígenas para que programas jurisdicionais não causem impactos negativos ao meio ambiente e as populações.

Debate foi oportuno para reunir parceiros e investidores interessados em apoiar ações voltadas para redução do desmatamento nos países que integram a Amazônia. Foto: Ângela Rodrigues/Secom

O debate contou com a participação de Gustavo Sanches, da Mexican Network of Forest Peasant Organizations;  Anna Lehmann – Peoples Forest Partnership; Julia Sunderland – Equitable Earth; Christy Magerkurth – Art Trees e Colin Moore, do  Wildlife Conservation Society.

 

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreapresentaclimáticoCOP28ExperiênciasfinanciamentoGovernosalvaguardassobresocioambientais

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.