segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Ambulatório da Fundhacre realiza mais de 130 mil consultas e se organiza para implantação do prontuário eletrônico

07/12/2023
in Acre
Acre – Ambulatório da Fundhacre realiza mais de 130 mil consultas e se organiza para implantação do prontuário eletrônico

O Serviço de Atendimento Ambulatorial Especializado (Saae), que faz parte da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), tem a função de realizar atendimento aos pacientes agendados, por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) e vem atuando com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços de média complexidade, promovendo a integração entre a rede de assistência básica especializada e hospitalar na região de abrangência.

Semanalmente, o serviço realiza em torno de 2.900 consultas médicas, em um total de 12 mil atendimentos mensais, além de dispor de agendamento/cadastro de exames, consultas e interconsultas. Somente este ano foram realizadas mais de 130 mil consultas no Saae.

Ambulatório da Fundhacre realiza mais de 130 mil consultas em 2023. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O serviço tem ênfase na humanização e no ambiente físico hospitalar, priorizando o conforto ambiental, nos aspectos da iluminação, assentos confortáveis, som adequado e organização do próprio ambiente de acolhimento, com café, chá e bolacha para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, o serviço vem promovendo o bem-estar físico e emocional, atendendo às demandas de todo o estado e países vizinhos.

“Essa humanização hospitalar, ao mesmo tempo em que colabora com o processo terapêutico do paciente, contribui para a qualidade dos serviços de saúde prestados pelos profissionais envolvidos”, explica a responsável do Saae, Sneyla Santos.

Serviço atende pacientes de todo o estado e de países vizinhos. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Atualmente o Saae passa por uma reorganização nos fluxos de atendimento, com o apoio da equipe da Organização em Centros de Atendimento (OCA). Nas mudanças, vêm sendo incluídas melhorias no fluxo voltado para o acolhimento inicial do paciente.

Ainda de acordo com a responsável do Saae, Sneyla Santos, o serviço passou a contar com o funcionamento de mais uma esteira, onde foi possível dobrar a oferta do exame de teste ergométrico, dando vazão à demanda que se encontrava acrescida.

“Hoje dispomos de consulta de avaliação do marca-passo no ambulatório, com o quantitativo de 60 vagas mensais. Anteriormente eram ofertadas somente 20 avaliações. Outro avanço é a nova subespecialidade médica em nosso ambulatório, que é Oftalmologia /Glaucoma”, destaca Sneyla.

Prontuário Eletrônico – Modernização da Gestão Hospitalar

A Fundhacre já se organiza com o primeiro grande passo para a modernização da gestão hospitalar, passando a digitalizar prontuários de trinta anos de sua existência. O prontuário eletrônico é crucial nos registros hospitalares, oferecendo fácil acesso às informações médicas, melhorando a comunicação entre profissionais de saúde, reduzindo erros e proporcionando uma visão abrangente do histórico do paciente, para um atendimento mais eficiente e seguro.

Sala de arquivo do Serviço de Atendimento Ambulatorial Especializado. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A modernização, com a inclusão do prontuário eletrônico no hospital, traz benefícios significativos, como a agilidade no acesso às informações do paciente, a redução do uso de papel, a melhoria na comunicação entre equipes médicas e a minimização de erros de interpretação manual. Além disso, facilita a integração de dados, promovendo uma abordagem mais eficaz na prestação de cuidados de saúde.

Modernização, com a inclusão do prontuário eletrônico no hospital, traz benefícios significativos, como a agilidade no acesso às informações do paciente. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Nosso intuito é promover uma gestão eficiente, que facilite o processo de informação de saúde, e promover uma abordagem mais integrada no cuidado ao paciente. Essa ferramenta irá contribuir para melhorar a qualidade do atendimento. Já estamos trabalhando para a implantação do Sistema de Gestão Hospitalar, para que se registre todo o histórico de atendimentos do paciente que é assistido na Fundhacre”, comenta o presidente João Paulo Silva.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreambulatórioConsultaseletrônicoFundhacreImplantaçãoMAISMILorganizaParáprontuáriorealiza

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.