A indústria 4.0 está relacionada com a capacidade de conectar um conjunto de tecnologias sofisticadas em suas atividades. O mesmo efeito está acontecendo no setor do entretenimento, onde a transformação já é visível e significativa. A indústria 4.0, com foco na automação, na troca em escala de dados e em tecnologias inteligentes, oferece uma variedade de oportunidades para o setor desenvolver a criação de conteúdo, bem como a distribuição e o envolvimento do público. Desde recomendações de conteúdo personalizadas até experiências imersivas, a indústria 4.0 oferece algumas lições sobre como otimizar e implementar novas ideias.

Engajamento e envolvimento do público
A criação de experiências de entretenimento altamente interativas tem sido um dos focos da indústria. A capacidade tanto de engajar o público com uma participação ativa quanto de influenciar o conteúdo é umas das abordagens mais recentes em grandes produções populares de filmes e seriados, tais como Jurassic World, Minecraft e Black Mirror. Essa narrativa interativa, em que os espectadores tomam decisões que afetam o resultado da trama, é a experiência com maior engajamento das audiências do momento. Além disso, a integração com as principais mídias sociais, como TikTok, Instagram, X e Whatsapp tem permitido manter o conteúdo com níveis de engajamento elevados, uma vez que a possibilidade de comentar, compartilhar e reagir promove discussões entre usuários com interesses comuns.
Esse envolvimento também é explorado no sentido de incentivar o público a criar e compartilhar conteúdo próprio, como matérias de opinião, arte e vídeos de reação, promovendo assim um senso de propriedade e comunidade entre os entusiastas. Por fim, a indústria 4.0 está capacitada com mecanismos de feedback em tempo real, os quais permitem analisar o sucesso de cada conteúdo, bem como tendências e comportamentos virtuais dos usuários.
Experiências de gamificação aprimoradas
As técnicas de gamificação, as quais possuem a capacidade de incorporar elementos semelhantes a jogos, desafios, recompensas e placares de líderes, permitem uma experiência de jogo social e completa. Através dos recursos de gamificação é possível incentivar jogadores e espectadores a acessar conteúdos exclusivos e, dessa forma, as plataformas são capazes de manter a lealdade e o interesse dos usuários.
Muitas dessas plataformas, como a WPT global online, contam com sistemas de ranqueamento para garantir que novos jogadores possam competir com oponentes que também sejam iniciantes, enquanto jogadores mais experientes enfrentam competidores com um nível mais avançado. Através desse ranqueamento é possível acessar diferentes torneios, premiações e limites de apostas adequados a cada perfil de jogador. A lógica do ranqueamento também é bastante utilizada nos principais servidores de games, como o Matchmaking da Ubisoft e da Activision, a fim de fazer com que as competições online sejam equilibradas e justas. Desse modo, os jogadores enfrentam competidores do mesmo nível.

Outro exemplo presente no entretenimento é a gamificação nos aplicativos, a qual motiva os usuários a manter suas atividades elevadas, já que quanto maior a atividade registrada, maior é a recompensa em funcionalidades e recursos. Exemplos disso são os aplicativos Babbel e Duolingo, os quais possuem sistemas de avaliação do desempenho dos usuário, bem como funcionalidades de objetivos regulares para auxiliar na aprendizagem. O mesmo acontece nos aplicativos modernos de fitness, os quais estão cada vez mais interativos, com elementos de gamificação para ajudar cada usuário a atingir suas metas pessoais e avaliar sua saúde a partir de dados científicos.
Por meio da influência e dos avanços da indústria 4.0, a integração de tecnologias avançadas e inteligentes possibilita experiências imersivas, personalizadas e interativas no setor do entretenimento. Essa capacidade permite criar conexões mais profundas com o público e desenvolver comunidades que compartilham os mesmos interesses. Com maior foco na retenção e no engajamento de conteúdo, é possível observar indústrias mais conectadas e com melhor otimização de processos.