Lançado nesta terça-feira, 6, em Cruzeiro do Sul, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fruto da boa relação entre os governos do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), e o federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social, beneficia com renda extra o homem do campo, como é o caso do Fabrício Costa, morador do Ramal do Ferrugem, localizado na zona rural de Cruzeiro do Sul.
O agricultor relata que o faturamento oriundo da comercialização de verduras e hortaliças de sua propriedade para o Estado vai ajudar na quitação de dívidas e no sustento da família. “O “dinheirinho” chegou na hora certa. Estou voltando para casa muito feliz”, relatou Fabrício.
Após a aquisição, o Estado repassa os alimentos a entidades sem fins lucrativos e unidades hospitalares, beneficiando diretamente milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A representante da Comunidade Católica Shalom, Aline Pinto, testemunhou sobre a diferença que a doação de alimentos fará para mais de 20 famílias moradoras de regiões periféricas de Cruzeiro do Sul, que são assistidas pelo programa social Espaço da Paz, uma iniciativa da entidade. “Ajuda essencial de um governo que tem sido um parceiro na missão de evangelizar o próximo. Além dessas famílias, o subsídio também chega aos nossos missionários”, proferiu Aline.
Na Maternidade do Juruá, a doação de frutas, verduras e hortaliças torna mais saudável a alimentação dos pacientes e servidores. “As cerca de 300 marmitas preparadas pela Maternidade todos os dias ganham mais valor nutritivo”, avalia o gerente administrativo da unidade, Raudinei Queiroz.
Ao todo, o convênio destinou cerca de R$ 3,8 milhões para o Acre. O investimento nos produtos de Cruzeiro do Sul gira em torno de R$ 228 mil, para a aquisição e distribuição equitativa dos alimentos até meados de junho, mês em que se encerra a primeira fase do PAA.
“O trabalho em conjunto possibilita o fortalecimento da agricultura familiar. O PAA é um exemplo da presença efetiva do Estado na vida das pessoas e uma demonstração do compromisso do governo Gladson Cameli em fortalecer a iniciativa”, ratifica Marcos Pereira, chefe do escritório da Seagri em Cruzeiro do Sul.